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    Crítica

    Autor-sensação faz autoajuda para renovação de grifes

    PEDRO DINIZ
    DE COLUNISTA DA FOLHA

    04/01/2017 02h00

    Erbs Jr. - 16.abr.2013/Frame
    Rio de Janeiro - 16/04/2013 - André Carvalhal da Farm prestigiou a primeira fila da marca Coven no segundo dia de desfiles do Fashion Rio Verão 13/14 que começou nesta segunda-feira (15) e vai até sexta-feira (19), na Marina da Glória no Rio de Janeiro - FOTO: Erbs Jr./Frame
    André Carvalhal, então na Farm, em desfile no Fashion Rio

    André Carvalhal tem um objetivo: fazer marcas de moda terem uma razão de existir. Se for levado em conta a imensa quantidade de etiquetas que surge todos os dias e as 80 bilhões de peças lançadas por ano no mundo, a tarefa do autor-sensação do mercado editorial de moda brasileiro soa como um trabalho hercúleo.

    Mas, para o responsável por tornar a grife carioca Farm sucesso absoluto e fazer girar quase 20 mil cópias do seu primeiro livro, o manual de marketing moderno "A Moda Imita a Vida" (Senac Rio de Janeiro/Estação das Letras e Cores), tudo parece se tratar de costurar uma boa história. E há várias no recém-lançado "Moda com Propósito: Manifesto pela Grande Virada".

    Editado pela Estação das Letras e Cores, editora paulista que dedica todo seu portfólio aos estudos do vestuário, em parceria com o selo Paralela –um braço de entretenimento da Companhia das Letras–, o livro de Carvalhal belisca o consumismo desenfreado ao mesmo tempo que emula fórmulas para uma vida sustentável e desprovida de excessos.

    Carvalhal se apoia em teses contemporâneas, como a do capitalismo consciente, cuja receita inclui responsabilidade social e sustentabilidade no dia dia das empresas, e o "upcycling", que prega a transformação da roupa com o intuito de evitar seu descarte, para criar uma indústria da moda ideal.

    Quem conhece um pouco o sistema excludente da moda e as consequências ambientais devastadoras da confecção de roupas pode, numa primeira leitura, achar o discurso utópico e cansar de tanto "repense", "refaça", "realize". O livro, porém, não se esvazia no ativismo.

    O autor mostra, acima de tudo, o óbvio. Não há mais espaço para tanta roupa, não há ideias autênticas suficientes para criação de tantas "novidades", não há dinheiro no bolso suficiente para alcançar metas de lucros tão altas.

    Há, sim, mais problemas a serem resolvidos do que soluções disponíveis, e, certo disso, Carvalhal toca em cada questão, do trabalho escravo ao esgotamento dos recursos naturais

    DIDATISMO

    A falta de identificação das pessoas com as marcas conduz a tese do autor, que se esforça para explicar de forma didática a perda recente do poder de fogo das marcas, fadadas ao fracasso por não terem uma história verdadeira para contar neste século.

    Moda Com Propósito
    André Luiz Braga Carvalhal
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    Três perguntas básicas do manual do jornalismo, "o que?", "como?" e "por quê"? deveriam, segundo Carvalhal, nortear a gestão das grifes, e novos termos como "coworking" (trabalho colaborativo) e "wearable technology" (tecnologia vestível), passarem a ser partes indissociáveis da nova cartilha fashion.

    Não é difícil compreender as mensagens, que por vezes resvalam na autoajuda, embutidas nesse manifesto. Mais do que um manual para análise de erros estruturais das marcas, o que o autor apresenta é um compilado de novas regras e novos propósitos para grifes que almejam perenidade em um sistema de moda viciado na fugacidade.

    MODA COM PROPÓSITO
    AUTOR: ANDRÉ LUIZ BRAGA CARVALHAL
    EDITORA: PARALELA/ESTAÇÃO DAS LETRAS E CORES
    QUANTO: R$ 49,90 (320 PÁGS.)

    Edição impressa

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