• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 03:43:08 -03

    Barão Vermelho confirma saída de Frejat e apresenta Rodrigo Suricato

    AMANDA NOGUEIRA
    DE SÃO PAULO

    17/01/2017 12h09

    O Barão Vermelho anunciou nesta terça (17) a saída de Roberto Frejat, fundador e voz à frente da banda desde que Cazuza deixou o grupo, em 1985. Ele será substituído por Rodrigo Suricato, músico que até então fazia carreira com a banda Suricato. A notícia foi antecipada pelo jornal "O Globo" e confirmada pela banda e por Frejat.

    A decisão partiu de divergências entre o cantor e guitarrista e os outros integrantes sobre o futuro da banda.

    "Acho que o Barão é um artista que chegou a um estágio de qualificar o patrimônio que ele construiu, um estágio celebratório, e não mais de dar sequência com material inédito", diz Frejat à Folha.

    Avener Prado/Folhapress
    O cantor e guitarrista Roberto Frejat, que deixa o grupo que fundou e integrou por 35 anos
    O cantor e guitarrista Roberto Frejat, que deixa o grupo que fundou e integrou por 35 anos

    A proposta do músico era a de realizar apenas turnês comemorativas. "Durante muito tempo defendi essa postura, mas senti que existia um certo incômodo dos outros integrantes, eles queriam que tivesse uma continuidade e eu não achava que seria positivo para o grupo".

    Ele afirma que a decisão de sair foi aceita com naturalidade e que não problematiza o uso da marca Barão Vermelho, mesmo com uma nova formação. "O repertório que vão apresentar é o do grupo que eles mesmos construíram, não são uma banda cover."

    Guto Goffi, baterista e um dos fundadores do grupo, diz que o Barão "tem pai e mãe vivos, o que, para a estrutura de uma família, é essencial". Ele se refere ao fato de que o tecladista Maurício Barros, também fundador do grupo, volta a ele de forma definitiva.

    "Quem escolheu Dé, Frejat, Cazuza, fomos nós. Depois vieram Peninha, Fernando Magalhães, Dadi e Rodrigo Santos. Somos pés-quentes", diz.

    Em um vídeo publicado no perfil da banda no Facebook, Goffi deu as boas-vindas ao novo integrante e garantiu a continuidade do Barão Vermelho, que deve retornar ao palco em maio. "Uma banda de rock nada mais é do que a vontade de estar junto, de curtir, de fazer aquilo acontecer. Agora nós temos todos os ingredientes."

    Já Suricato, em sua conta no Instagram, falou sobre o "honroso e desafiador convite de cantar e tocar" naquela que chamou de "maior banda de rock do Brasil". Também disse que não deixará o antigo grupo, que prepara álbum para 2017 e se apresenta no Lollapalooza em março.

    "Confesso que é estranho e ao mesmo tempo familiar quando me imagino naquele palco do Cazuza e do Frejat", escreveu Suricato na publicação. "Dois grandes ídolos, insubstituíveis, patrimônios da nossa música. Críticas serão inevitáveis e eu passarinho quanto a isso. Tenho muito respeito pela história do Barão e agradeço o carinho e gentileza do Frejat".

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024