• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 09:31:01 -03

    análise

    Broadway se ligou a Hollywood, mas com produções de qualidade

    NELSON DE SÁ
    DE SÃO PAULO

    20/01/2017 02h00

    A aproximação do musical com a telenovela, gênero reconhecidamente em decadência, mas ainda popular, reproduz o que aconteceu entre os musicais americanos e os filmes de Hollywood, sobretudo nas últimas três décadas.

    A presença crescente de corporações como produtoras na Broadway, não mais restrita a produtores independentes, levou inevitavelmente à busca de maior segurança no retorno dos investimentos, cada vez maiores.

    O ponto de inflexão, destacado –e questionado– então por críticos como Frank Rich, do "New York Times", foi a criação há um quarto de século da Disney Theatrical Productions, subsidiária da Walt Disney Company.

    De cara, adaptou animações célebres do estúdio como "A Bela e a Fera", em 1993, e "O Rei Leão", em 97. A qualidade dos espetáculos e seu êxito financeiro, principalmente o segundo, desde então na liderança da bilheteria teatral em Nova York, estimularam mais produções na mesma direção.

    Entre outras adaptações bem-sucedidas de filmes, contam-se "Os Produtores" (2001), "Hairspray" (02), "Billy Elliot" (05) e "Shrek" (08). De menor sucesso, "Spider-Man: Turn Off the Dark" (10) e "Sister Act" (11).

    No Brasil, os mesmos "A Bela e a Fera", "O Rei Leão" e "Billy Elliot" foram montados por uma produtora também de capital aberto, a T4F –que marcou a retomada dos musicais com a abertura em 2001 do Teatro Renault.

    Uma primeira aproximação entre musicais e novelas veio com a formação pela Globo de uma concorrente para a T4F, a Geo, que chegou a ter a dupla Möeller e Botelho em sua direção artística.

    Uma das produções programadas pela Geo, que durou só três anos, até 2013, era "Dancin' Days", a partir do folhetim global do fim dos anos 1970. O projeto ainda existe, mas agora com trama desvinculada da novela.

    Também sem vínculo formal com o programa original foi "Estúpido Cupido", que estreou há pouco mais de um ano. Assim, o marco zero do gênero novela musical acabou nas mãos da Record e "Os Dez Mandamentos".

    Ficou três meses em cartaz. Como na Broadway com suas adaptações do cinema, o que move a mudança agora no Brasil é a perspectiva de bilheteria. Mas esta não se confirma sem a qualidade.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024