• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 18:20:14 -03

    CRÍTICA

    'Quatro Vidas de um Cachorro' consegue ser um filme adorável

    MARINA GALEANO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    26/01/2017 02h00

    Era para ser mais um (adorável) filme sobre cachorros. Daqueles de sair do cinema enxugando os olhos, com vontade de abraçar o primeiro peludo que passasse na rua.

    Mas, na semana anterior à estreia, um vídeo divulgado pelo site TMZ e compartilhado à exaustão desencadeou uma chuva de críticas ao longa "Quatro Vidas de um Cachorro". Ativistas acusaram a produção de maus-tratos aos animais e lançaram uma campanha de boicote à obra.

    Visivelmente assustado com a correnteza da piscina, o pastor-alemão Hércules resiste às tentativas do treinador de colocá-lo na água durante as filmagens. Na cena seguinte do vídeo editado, o cão parece submergir e precisa ser auxiliado pela equipe do set.

    Depois de tanto barulho, a Universal se pronunciou, afirmando que "seguiu rigorosamente" os protocolos para garantir um ambiente "seguro e ético" e que está "analisando as circunstâncias mostradas na filmagem editada".

    Polêmicas à parte, é quase impossível não se deixar envolver pela trama de Bailey e de suas quatro vidas. Mais um ponto para Lasse Hallström, diretor que já havia feito muita gente chorar em "Sempre ao Seu Lado" (2009), com Richard Gere, também sobre a relação entre humanos e cães.

    Joe Lederer/Universal Pictures/AP/Divulgação
    This image released by Universal Pictures shows Dennis Quaid with a dog, voiced by Josh Gad, in a scene from "A Dog's Purpose." A spokesman for American Humane said Wednesday, Jan. 18, 2017 that it has suspended its safety representative who worked on the set of the film when a frightened German shepherd, not shown, was forced into churning waters. (Joe Lederer/Universal Pictures via AP) ORG XMIT: NYET999
    Em 'Quatro Vidas de Um Cachorro', Dennis Quaid vive Ethan, dono do cão Bailey, na fase adulta

    Baseado no livro homônimo de W. Bruce Cameron, o filme se desenrola a partir do ponto de vista (e da voz interna) do cachorro, que busca entender o sentido de sua missão na Terra.

    A filosofia canina rende diversas situações divertidas e passa perto de uma versão adulta e elaborada da animação "Pets "" A Vida Secreta dos Bichos" (2016). Outras tantas cenas, porém, são de provocar nó na garganta, especialmente àqueles que tiveram um amigo de quatro patas. Afinal, para reencarnar, o animal precisa morrer antes...

    Quatro Vidas De um Cachorro
    W. Bruce Cameron
    l
    Comprar

    Na primeira e principal jornada, ambientada em meados da década de 1960, Bailey é adotado pela família do jovem Ethan (K.J. Apa), com quem constrói uma parceria afinada e cheia de cumplicidade.

    Não sobra muito tempo para desenvolver as demais histórias do cão. A certa altura, a narrativa fica um tanto atropelada. Sem truques mirabolantes, o longa cativa na inversão de perspectiva, nas expressões irresistíveis e na familiaridade. Cada dono deve enxergar um pouco de seu animal ali na tela. Inevitável fazer associações.

    Apesar de alguns dramas desnecessários e de arranjos fáceis de prever, "Quatro Vidas de um Cachorro" consegue ser mais um adorável filme sobre cachorros.

    *

    QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO
    (A DOG'S PURPOSE)
    DIREÇÃO Lasse Hallström
    ELENCO Josh Gad, Dennis Quaid
    PRODUÇÃO EUA, 2016, 10 anos
    QUANDO estreia nesta quinta (26)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024