• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 08:07:27 -03

    Oscar

    Candidatos ao Oscar de melhor figurino reciclam moda do passado

    PEDRO DINIZ
    COLUNISTA DA FOLHA

    31/01/2017 02h00

    Há, mais uma vez, um cheiro de naftalina exalando da lista dos indicados ao Oscar de melhor figurino, reflexo da incapacidade da moda e do cinema de espantar o mofo do século 20. Entra ano, sai ano, ou a indústria recicla décadas passadas ou se debruça na memória afetiva de contos de fadas e fantasia descritos em livros.

    Houve uma exceção no ano passado, quando venceu a originalidade do visual apocalíptico de "Mad Max: Estrada da Fúria", de George Miller. Mas 2017 premiará apenas a cópia mais bem confeccionada.

    "La La Land", "Animais Fantásticos e Onde Habitam", "Florence: Quem É Essa Mulher?", "Jackie" e "Aliados" são típicos "copia e cola" e poderiam disputar "melhor figurino adaptado" caso houvesse essa categoria.

    Looks dos anos 1920, 1940, 1950 e 1960 compõem a aura festeira dos filmes indicados, bons em retratar mulheres interessantes, mas que pecam ao esvaziar a elegância feminina na zona de conforto do glamour acéfalo.

    *

    LA LA LAND

    Divulgação
    Emma Stone em 'La La Land' e croqui original de seu figurino
    Emma Stone em 'La La Land' e croqui original de seu figurino

    Vira e mexe o retrô cinquentinha cisca nas passarelas. Pode voltar com força na esteira do sucesso de "La La Land", que recupera a melhor parte do visual dos anos 1950 e 1960 a partir de um inteligente jogo cromático da figurinista Mary Zophres. Cores puras e opostas –azul e amarelo e verde e vermelho– dominam as cenas de dança, fazendo par com a direção de arte, outra categoria das 14 para as quais o filme foi indicado. Os vestidos da protagonista Mia (Emma Stone) foram colhidos em brechós, na varejista sueca H&M e em marcas como a do estilista canadense Jason Wu.

    *

    ALIADOS

    Divulgação
    Croqui original do figurino de Marion Cotillard em 'Aliados' e a atriz no filme
    Croqui original do figurino de Marion Cotillard em 'Aliados' e a atriz no filme

    O mais glamoroso e o mais fiel à estética do seu tempo entre os indicados. "Aliados" convida o espectador para um passeio pelos armários dos filmes "noir". A história de dois espiões em meio à Segunda Guerra é embalsamada em cetim, seda, ternos e vestidos de festa bem cortados. É fácil gostar do guarda-roupa da figurinista Joanna Johnston, o mais fashionista dos cinco indicados. As cenas em que Max (Brad Pitt) e Marianne (Marion Cotillard) passeiam por Marrocos –filmado nas Ilhas Canárias, na Espanha– estão mais para desfile de moda do que história de espionagem.

    *

    FLORENCE

    Divulgação
    Croqui de Florence Jenkins e Meryl Streep como a personagem no filme
    Croqui de Florence Jenkins e Meryl Streep como a personagem no filme

    A voz extravagante da personagem-título de "Florence: Quem É Essa Mulher?" combina com o visual estapafúrdio construído pela figurinista Consolata Boyle. Sobram penas, brilhos e panos nobres no guarda-roupa da socialite milionária que, nos anos 1940, decidiu ser cantora lírica, atormentando os ouvidos e os olhos da sociedade nova-iorquina com a falta de bom senso. À alta-costura descombinada foi adicionado um tempero exótico que é resultado da colaboração de Boyle com a intérprete de Florence, a atriz Meryl Streep.

    *

    JACKIE

    Divulgação
    Natalie Portman em 'Jackie' e croqui criado para a primeira-dama
    Natalie Portman em 'Jackie' e croqui criado para a primeira-dama

    Um dos favoritos à estatueta, "Jackie" reverencia o estilo da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy (1929-1994), uma das mulheres mais elegantes da história americana. Um possível prêmio para o guarda-roupa da figurinista Madeline Fontaine coroaria o trabalho do estilista francês Oleg Cassini e de grifes como Chanel e Christian Dior (favoritos da socialite), que tiveram criações dissecadas no longa. Réplicas dos botões do tailleur usado por ela no dia do assassinato do marido, o ex-presidente John F. Kennedy, em 1963, foram doadas pela Chanel para as filmagens.

    *

    ANIMAIS FANTÁSTICOS

    Divulgação
    Eddie Redmayne em 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' e croqui de seu personagem
    Eddie Redmayne em 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' e croqui de seu personagem

    Única figurinista oscarizada da lista deste ano, com três estatuetas nas costas, Colleen Atwood está confortável em sua 12ª indicação. O universo visual de "Animais Fantásticos e Onde Habitam" e seu estilo dos anos 1920 é parecido ao de "Chicago" (2002), que rendeu o primeiro prêmio da Academia à figurinista. Atwood, porém, concentra a tesoura na alfaiataria londrina da mesma década. Camadas de roupas tingidas de tons neutros contrastam com o visual mágico proposto pelo longa, "spin-off" da saga Harry Potter, de J.K. Rowling.

    Edição impressa
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024