• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 14:27:56 -03

    crítica

    'Memórias' destaca subtexto da obra de Tennessee Williams

    VALMIR SANTOS
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    01/02/2017 02h15 - Atualizado às 00h26
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Lenise Pinheiro/Folhapress
     Sao Paulo, SP, Brasil. Data 26-01-2017. Espetáculo Memórias (não) Inventadas. Atores Camila dos Anjos (na frente), Fernanda Viacava (ao fundo e Eucir de Souza (dir). Viga Espaço Cênico. Foto Lenise Pinheiro/Folhapress
    Camila dos Anjos (à frente), Fernanda Viacava e Eucir de Souza em 'Memórias (Não) Inventadas'

    Numa das indicações a encenadores, Tennessee Williams observa a "atmosfera enfeitada do quarto". A peça curta "Lembranças de Bertha" (1941) baliza "Memórias (Não) Inventadas", espetáculo permeado de fragmentos de outros textos do americano.

    A encenação é embicada num canto da sala, abraçada pela plateia disposta em "v". A prostituta decadente do título desvanece nesse beco. Faz duas semanas que está adoentada. Despreza a cafetina ávida por substituí-la. Ironiza pai e amante no plano da fantasia, homens que lhe anteciparam a condição de abandono. Alivia corpo e alma, dolorosos, na figura imaginária de uma boneca de biscuit.

    Os diálogos de fundo realistas são contaminados pela dissociação entre ação e pensamento. Os atores distinguem exasperação de sutileza.

    Fernanda Viacava nos estados alterados da protagonista, isentos de estereotipia. Camila dos Anjos na imitação gestual crível da boneca de carne e osso. E Eucir de Souza na inspirada gradação, por vezes num átimo, com que passei pelas figuras e máscaras da dona do bordel, do pai e do amante de Bertha.

    Nessa realização de sua Cia. Triptal, projetada em 2004 a partir de obras de Eugene O'Neill, o diretor André Garolli destaca o subtexto, tributário do trabalho dos atores, e reverbera no espaço confinado a melancolia de um blues –plenamente captada na cenografia de Kleber Montanheiro.

    *

    MEMÓRIAS (NÃO) INVENTADAS
    QUANDO qua. e qui., às 21h; até 23/2
    ONDE Viga Espaço Cênico, r. Capote Valente, 1.323, tel. (11) 3801-1843
    QUANTO R$ 40
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024