• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 11:08:17 -03

    Com hits políticos, Andrew Tosh presta tributo ao pai, Peter Tosh, na quinta

    AMANDA NOGUEIRA
    DE SÃO PAULO

    08/02/2017 17h00

    Andrew Tosh era um jovem jamaicano de 20 anos quando fez uma de suas primeiras performances como cantor. Era o funeral de seu pai, o lendário pioneiro do reggae Peter Tosh, assassinado dias antes em sua própria casa.

    Trinta anos depois, Andrew retorna ao Brasil com a turnê Legalize, "para novamente homenagear o pai". "Ele foi uma pessoa importante e deve ser apresentado para as novas gerações", diz.

    Peter foi um dos fundadores da banda The Wailers, que também lançou à fama ninguém menos que Bob Marley.

    Divulgação
    Andrew Tosh, que faz show nesta quinta-feira, no Cine Joia
    Andrew Tosh, que faz show nesta quinta-feira, no Cine Joia

    Enquanto o parceiro se destacava como principal vocalista e rosto da banda, Tosh ganhava o título de mais politizado do grupo. Em uma comparação rasa, Marley era McCartney e Tosh, Lennon.

    Foi com "Legalize It" que Peter Tosh saiu em carreira solo, nos anos 1970, militando contra a proibição da maconha, um debate ainda em curso no Brasil.

    Andrew se arrisca a dizer que, por aqui, parecem não querer abrir mão do lucro com a venda ilegal. Ele acredita que o debate "está avançando e que já é hora de o Brasil se libertar disso".

    O álbum pelo qual Peter ficou conhecido empresta o nome à turnê do show que o filho realiza nesta quinta (9), em São Paulo –a obra também foi alvo de uma releitura da cantora brasileira Anelis Assumpção, em 2015.

    O repertório do show, no entanto, não se restringe ao álbum. Andrew antecipa que irá entoar sucessos do pai, como "Equal Rights" e "Downpressor Man", ambas do segundo disco de Tosh.

    Para ele, o teor político das canções do pai ganhou uma importância ainda maior com o tempo. "Elas são mais atuais agora, porque o que está acontecendo, ele previu naquela época", diz.

    Ele exemplifica citando Donald Trump e "suas bobagens políticas" em contraponto às composições de Tosh que pregam de liberdade religiosa ("I Am What I Am") a igualdade racial ("Arise Black Man").

    Na quinta, Andrew será ladeado pelos integrantes da Word Sound & Power, banda com que Tosh tocou após sua saída da The Wailers.

    *

    ANDREW TOSH
    QUANDO qui. (9), às 22h (abertura da casa às 20h30), 18 anos
    ONDE Cine Joia, praça Carlos Gomes, 82, tel. (11) 3101-1305
    QUANTO R$ 120 a R$ 140 (2º lote) na bilheteria ou em livepass.com.br/event/andrew-tosh

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024