• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:50:11 -03

    Cantor norte-americano de jazz e R&B, Al Jarreau morre aos 76 anos nos EUA

    DA AFP
    DE SÃO PAULO

    12/02/2017 17h46

    Zanone Fraissat - 27.set.2015/Folhapress
    Al Jarreau, que morreu neste domingo, em apresentação do festival Rock in Rio em 2015
    Al Jarreau, que morreu neste domingo, em apresentação do festival Rock in Rio em 2015

    O músico Al Jarreau morreu neste domingo (12), em um hospital em Los Angeles, onde estava internado por estafa. Ele tinha 76 anos. A morte ocorreu quatro dias após ele anunciar sua aposentadoria. A informação foi dada por Joe Gordon, seu agente, no site oficial do cantor.

    "Sua segunda prioridade na vida era a música", declarou Gordon. "Não tinha terceira prioridade. A primeira, que vem muito antes da outra, era curar e consolar os que sofrem", acrescentou.

    Considerado uma lenda do jazz, Jarreau vendeu milhares de discos e ganhou sete Grammy em distintas categorias, como jazz, pop e R&B em uma carreira de cinco décadas.

    Um dos maiores sucessos do cantor foi "Moonlighting", música tema do seriado cult homônimo dos anos 1980 —conhecido no Brasil como "A Gata e o Rato". Ele também foi uma das vozes de "We Are the World", canção composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada em 1985.

    Al Jarreau era lembrado por críticos por sua habilidade de improvisação e sua capacidade de produzir uma variedade de vocalizações que iam desde imitações quase perfeitas de instrumentos musicais a ruídos nonsense.

    Neste domingo, uma publicação no Twitter oficial do músico lamentou sua morte —"#ALJarreau morreu nesta manhã. Ele estava no hospital e foi mantido confortável pela mulher, filho e alguns familiares e amigos."

    twitter de Al Jarreau

    Nascido em 12 de março de 1940, Alwyn Lopez Jarreau era filho de um pastor e de uma pianista de igreja.

    Começou a cantar aos quatro anos junto com seus irmãos em eventos de Milwaukee (EUA), sua cidade natal. Ele se formou em psicologia e trabalhou como conselheiro de reabilitação, mas continuou cantando por diversão.

    Jarreau só passou a se dedicar exclusivamente à música nos 1960, quando tinha cerca de 30 anos. No início dos anos 1970, começou a compor suas próprias canções canções, como "Lock All the Gates" e "Sweet Potato Pie" e se tornou muito popular com suas aparições na TV e extensas turnês.

    Em 2006 uniu-se a George Benson para produzir um álbum, "Givin'It Up". Paul McCartney, Herbie Hancock e Marcus Miller foram alguns dos músicos convidados para esse disco.

    O cantor tinha shows marcados no Brasil em março, mês em que completaria 77 anos. Ele se apresentaria no Festival de Música em Trancoso, na Bahia, com a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, no dia 22/3.

    Esteve recentemente no país, ao se apresentar no Rock in Rio em 2015, em show que teve participação do brasileiro Marcos Valle. Em 1985, Jarreau havia tocado para 200 mil pessoas no mesmo festival.

    Ele deixa a mulher Susan Player Jarreau, 62, para quem compôs a música "Susan's Song", e o filho Ryan, 33.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024