• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 10:19:36 -03

    Cortes no orçamento adiam aulas de escola municipal de arte

    CARLOS BOZZO JUNIOR
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    13/02/2017 02h00 - Atualizado às 17h55
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    O congelamento do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura suspendeu o início das aulas da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística), marcado para esta segunda (13). Sem verbas, contratos dos professores não puderam ser renovados.

    Também foi exonerada do cargo a diretora da instituição, Andrea Fraga.

    O início das aulas na Emia foi remarcado para o dia 6 de março. "A diminuição no quadro de professores pode ferir o espírito da escola. O mundo nos últimos anos tem nos dado só surpresas negativas", disse Francisco Paulo Gomes Simões, 47, servidor público que tem dois filhos matriculados na instituição.

    A escola, que fica no Parque Municipal Lina e Paulo Raia, no bairro do Jabaquara, na zona sul de São Paulo, foi criada há 37 anos com o intuito de promover a aprendizagem baseada no fazer artístico, com aulas de música, dança, teatro e artes visuais para crianças de cinco a 12 anos.

    Atualmente, 1.200 alunos frequentam a Emia, que conta com um corpo docente formado por 48 professores artistas. "Não podemos nos manifestar, pois alguns de nós que tomaram essa atitude começaram a sofrer perseguições", disse, sem querer se identificar, um professor que há sete anos presta serviços à escola.

    Cerca de 20 alunos e ex-alunos, munidos de instrumentos musicais e vestindo a camiseta da instituição, tocaram "Asa Branca", de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, em protesto às decisões da secretaria, que sofreu um corte de 43% no orçamento –de R$ 453 milhões, em 2016, a verba caiu para R$ 256 milhões neste ano.

    A Apea planeja nesta segunda (13) ocupar a escola em protesto.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024