• Ilustrada

    Monday, 20-May-2024 18:10:11 -03

    Funcionário de aeroporto estreia como quadrinista

    MAURÍCIO MEIRELES
    DE SÃO PAULO

    14/02/2017 02h10

    Juliana Lobato/Folhapress
    São Paulo, Bauru, 10/02/17: Quadrinista Celso José Marques Jr.Foto: Juliana Lobato/Folhapress
    O técnico em meteorologia de aeroporto e agora quadrinista Celso José Marques Jr.

    O único trabalho que Celso José Marques Jr., 53, já teve em um jornal foi em um veículo de Tóquio voltado para a colônia brasileira no Japão, quando morou lá com a mulher.

    O paulista estreia nas páginas da Folha com a série de tirinhas "Politicopatas". CJ, como vai assinar, foi o vencedor do 5º Concurso de Ilustração do jornal e vai escrever um tirinha seis vezes por semana, por três meses, a partir desta terça (14).

    Técnico em meteorologia do aeroporto de Bauru há 19 anos, ele nunca tinha desenhado quadrinhos. Sua única experiência com desenho foi um curso de óleo sobre tela, feito na adolescência.

    Fã de André Dahmer, Celso resolveu se arriscar no concurso. Também sentiu-se estimulado, diz ele, ao ler a coluna da Ombudsman de 5/2. No texto, ela citava o cartunista francês Georges Wolinski (1934-2015), que dizia que o humor era de esquerda.

    Por isso, a tirinha vencedora era uma piada com a esquerda —linha que ele deve seguir pelo menos no começo, mas sem ficar restrito a ela.

    "Não sou da área, achei que precisava arriscar, mas as piadas servem para os dois lados. Tudo que está lá serve para o PMDB também!", ri.

    Celso é formado em letras e jornalismo, mas nunca exerceu nenhuma das profissões. Foi bancário antes de ir trabalhar no aeroporto, mas agora já pensa em outra carreira no futuro.

    "É bom para quando eu me aposentar. Dá para fazer de casa de short e chinelo."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024