• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 14:10:59 -03

    Moda

    Crítica

    Gucci abre Semana de Moda de Milão com desfile faraônico

    PEDRO DINIZ
    DO ENVIADO A MILÃO

    23/02/2017 02h29

    Não foi por acaso que a Gucci encabeçou o primeiro dia da temporada de inverno 2018 da semana de moda de Milão. A grife é porta-voz do renascimento da Itália como centro do que há de mais instigante na moda desde que Alessandro Michele assumiu a chefia, em 2015.

    Tanto poder refletiu-se numa enorme pirâmide espelhada, pano de fundo para a apresentação de quarta (22).

    Mais de cem modelos e "looks", uma infinidade para o padrão de 50 conjuntos das passarelas atuais, passearam por tubos de vidro montados em junto à estrutura.

    Ídolos da juventude "millenial", como a cantora Florence Welch, o rapper A$AP Rocky e o ator Jared Leto acompanharam a encenação.

    Enquanto trechos de livros de Jane Austen e William Blake ressoavam pela arena, os modelos andavam com versões do vintage setentista que virou marca da Gucci sob a tesoura de Michele.

    O estilista, especialista em mesclar iconografia pop a modelagens clássicas, algumas saídas do século 19, costurou uma fábula. Animais e plantas foram bordados em jaquetas estruturadas, em calças de boca larga e nos vários vestidos confeccionados com camadas e mais camadas de tecido.

    Dentro das estufas do "Jardim do Alquimista", como foi batizada a coleção, o designer experimentou novas modelagens aplicadas à roupa masculina, com variações de jardineiras, bermudas e alfaiataria acinturada, típica da indumentária feminina e que, no desfile, assumiu contornos masculinos.

    Foi a primeira vez que a Gucci apresentou um desfile inteiramente híbrido, apresentando suas propostas para homens e mulheres na mesma passarela.

    O desafio desta coleção foi responder às críticas da temporada passada, quando foi questionado se o estilista não acabaria preso na imagem retrô que trouxe à tona em sua estreia. A resposta foi categórica: ele fez tudo de novo.

    No convite do desfile havia um escrito do grafiteiro Andrew Trouble, parceiro criativo do estilista, que dizia: "O que nós vamos fazer com todo esse futuro?". Michele parecia querer perguntar: "O que afinal vocês esperam fazer com tanta novidade?".

    *

    GUCCI

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024