• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 18:12:47 -03

    Grafites virtuais são usados para salvar Catedral de Florença

    DA AFP

    24/02/2017 13h30

    Vincenzo Pinto/AFP
    A woman writes on a tablet placed in the dome built by Italian architect Filippo Brunelleschi, also known as the Brunelleschi's dome, part of the Santa Maria del Fiore cathedral, on February 23, 2017, in Florence. The Opera of Santa Maria del Fiore launched "Autography on the Brunelleschi's dome", an initiative that allows visitors to leave virtual signs thank to tablets placed in the cathedral, instead of writing their messages on the monument's walls. The messages will be stored on the "Autography" website and archived online. / AFP PHOTO / VINCENZO PINTO / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY MENTION OF THE ARTIST UPON PUBLICATION - TO ILLUSTRATE THE EVENT AS SPECIFIED IN THE CAPTION ORG XMIT: VIP002
    Mulher usa tablet na Catedral de Florença

    A célebre cúpula da Catedral de Florença, realizada há 600 anos pelo grande arquiteto do Renascimento Filippo Brunelleschi, conta a partir desta quinta-feira (23) com tablets para que os visitantes deixem seus grafites sem danificar as paredes de acesso.

    "Bem-vindos à cúpula de Brunelleschi. Há séculos conservamos obras-primas, e a partir de hoje conservaremos sua mensagem digital para sempre, como uma obra de arte", diz o anúncio nos tablets dispostos nas escadas e corredores de acesso à cúpula.

    Cansados de ver as intervenções de milhões de turistas nas paredes de monumentos históricos, os administradores de Florença (centro da Itália) tiveram a ideia de criar um aplicativo para tablets onde se pode escrever, pintar e rabiscar sem danificar as obras.

    A ideia foi colocada em prática no ano passado no campanário de Giotto, na Santa Maria del Fiore, a Catedral de Florença, e já acumula 18.000 mensagens digitais.

    O resultado foi tão satisfatório - só 10 rabiscos nas paredes, que foram imediatamente apagados - que os administradores decidiram instalar dois tablets nos acessos da cúpula.

    Durante séculos, as paredes da escada de 463 degraus que levam a uma das maiores obras-primas da arquitetura estiveram cobertas por milhões de mensagens.

    Para evitar que depois de uma longa e custosa restauração as paredes voltassem a ser danificadas, foi criado o aplicativo "Autography", explicou Alice Filipponi, responsável pelas redes sociais da Obra del Duomo, organização que gestiona a Catedral de Florença.

    "A diferença agora é que as mensagens digitais passarão a fazer parte dos nossos arquivos, que têm séculos de existência", explicou.

    O aplicativo permite que o visitante escolha uma zona de mármore ou de pedra, assim como a cor e o instrumento que deseja utilizar para deixar sua mensagem escrita ou desenho virtual.

    As mensagens no site da Catedral serão impressas e conservadas ao lado do contrato de Brunelleschi para construir a cúpula e das certidões de nascimento de Américo Vespucio e Lisa Gherardini, a modelo da Mona Lisa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024