• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 19:23:33 -03

    Mostra apresenta recorte geográfico e temático da produção de dança em SP

    IARA BIDERMAN
    COLABORAÇÃO PARA FOLHA

    05/03/2017 02h12

    Silvio Machado/Divulgação
    Espetáculo de dança Imprimi Potest Jorge Garcia Cia Cred. Silvia Machado/Div. ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Cena do espetáculo 'Imprimi Potest', da Jorge Garcia Cia de Dança, que se apresenta na mostra

    Com saudações aos outros orixás, a Cia. Treme Terra abriu, neste sábado (4), a Mostra de Dança do Itaú Cultural.

    A programação vai da dança negra contemporânea ao hip-hop, das experimentações intimistas às celebrações coletivas. O objetivo é apresentar um recorte geográfico, temático e de linguagens do que se produz na cidade.

    Assim, do candomblé de sábado passa-se a questões da Igreja Católica neste domingo (5), com "Imprimi Potest", da Jorge Garcia Cia de Dança.

    O nome da obra é a expressão em latim é usada pela Igreja para aprovar a publicação de uma obra escrita por membro de ordem religiosa.

    Na próxima semana, Key Sawao apresenta sua "Experiência 3", junto com a bateria tocada ao vivo por Mariá Portugal, na quinta (9). O diálogo entre bailarinos e músico é vertente bastante frequente em produções atuais.

    Na sexta (10) o foco se volta para os dramas individuais transformados em dança.

    "Desmonte", de Juliana Moraes, foi criada a partir da experiência da bailarina e do codiretor da peça, Gustavo Sol, quando ele se tratou de uma doença grave.

    A mostra segue com um "casamento" de solos, no dia 23. Eduardo Fukushima mostra "Entre Contenções", de 2008, que recebeu o prêmio Funarte Klauss Vianna, e Elisabeth Finger, "Amarelo", experiência sensorial entre pele, plásticos e espinhos.

    A última semana traz "Delírio", de Ângelo Madureira (24), misturando frevo e rock progressivo. No sábado (25), Diogo Granato e Henrique Lima apresentam "Graxa", unindo com o material viscoso suas diferentes formações técnicas. O ciclo se fecha no domingo (26), com a dança urbana do Zumb.Boys.

    Após as apresentações haverá conversas entre artistas e o público, com mediação da jornalista Ana Francisca Ponzio e da pesquisadora e professora de história da dança Simone Alcântara.

    *

    MOSTRA DE DANÇA
    QUANDO 4, 9, 10, 23, 24 e 25/3, às 20h; 5 e 26/3, às 19h
    ONDE Itaú Cultural, av. Paulista, 149, tel. (11) 2168-1776
    QUANTO grátis (ingressos 1h antes)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024