• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 18:45:48 -03

    'O pássaro passareia e a sereia sereia, vai sereiando', diz Isis Valverde

    LÍGIA MESQUITA
    ENVIADA A VILA DE ACAJATUBA (AM)

    12/03/2017 02h00

    Isis Valverde para de falar e respira. Tira da bolsa seu celular com uma capa com desenhos de sereia. "Como acreditar? Olha isso, vou te mostrar", diz, respondendo à pergunta da Folha sobre como dar veracidade à fábula de que sua personagem em "A Força do Querer" é filha de um boto.

    Ela aperta o "play" do vídeo. Com uma música ao fundo, mostra à reportagem as imagens em que mergulha com uma cauda de mais de 30 kg em um tanque com um peixe-boi. "É assim, olha. Ela é uma sereia."

    Para viver a personagem, que em um determinado momento trabalhará em um aquário e nadará com cauda de sereia, a atriz fez aulas de apneia, o mergulho livre, durante três meses. E aprendeu a mergulhar com a cauda de silicone. Hoje, fica quatro minutos submersa, sem respirar. "O segredo é ter calma. Comecei a fazer ioga também. Se não tiver calma, não dá para ficar debaixo d'água."

    Isis, que visitou pela primeira vez o Pará e o Amazonas para as gravações da novela, falou à Folha durante um intervalo de gravação.

    *

    Folha - Rita acredita ser uma sereia mesmo ou é adepta do sereismo [um movimento de pessoas que se vestem de sereia]?

    Isis Valverde - Ela acredita que é uma sereia. E eu também. Ela só não tem uma cauda ali o tempo todo.

    E o que seria ser uma sereia?

    Ela é uma menina livre, que age de acordo com os impulsos de sereia dentro dela. A sereia é o quê? É um animal selvagem, uma força da natureza, como o leão. O leão leoneia, a tartarua tartarugueia, o pássaro passareia e a sereia sereia, vai sereiando. As pessoas vão se encantando com ela, até as mulheres. Ela causa encantamento. Entra no rio com roupa, nada com boto, tem jeito próprio de ser, distinto de quem mora ali. Mas é sem malícia, o que é o mais difícil. Ela não tem conhecimento do que é bom ou ruim.

    Qual mensagem ela irá levar? A Gloria te falou?

    Ela é uma força da natureza, tem uma energia livre de moral, de regras, e isso tem um impacto na vida das pessoas que cruzam com ela. Entra na vida das pessoas, sem amarras, uns se jogam, outros fogem. Ela é capaz de amar várias pessoas, é um coração livre. Ela lida com as situações de maneira anormal porque não é humana.

    Você estudou o sereismo?

    Li, falei com adeptas, mas a Rita não é do sereismo. Ela não tem essa noção de se preocupar em cuidar do mar, de comprar uma cauda. Essas pessoas emulam as sereias. Ritinha é uma sereia e ponto.

    A jornalista LÍGIA MESQUITA viajou a convite da Globo

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024