• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 15:45:14 -03

    SPFW

    Temas políticos e sociais sobem à passarela no 3º dia

    DE SÃO PAULO

    15/03/2017 02h00

    PEDRO DINIZ
    COLUNISTA DA FOLHA
    LUIGI TORRE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    Numa temporada em que questões comerciais se sobrepuseram à lógica de transmitir mensagens na passarela, ainda há estilistas dispostos a pensar as roupas para além das cifras que geram.

    Na volta da Apartamento 03 à São Paulo Fashion Week, o estilista mineiro Luiz Cláudio parte da fábula "O Visconde Partido Ao Meio", de Italo Calvino, para falar sobre separatismo e união.

    "Sempre trabalhei com temas muito pessoais, mas, com o mundo tão dividido, sinto necessidade de abordar o assunto", diz. Seu exercício é uma espécie de recorte e cole. "Usei diversas técnicas de costura para deixar pesados os tecidos leves e vice-versa."

    Peças também foram talhadas ao meio e reconstruídas. "Tem vestido com perna de calça, vestido com jaqueta, tudo numa coisa só", revela Luiz, cuja coleção almeja abolir a linha divisória entre o comercial e o conceitual.

    "Quero entender o que é bom junto e o que é bom separado." A resposta ele diz ainda não ter, mas acredita que o questionamento já é uma reflexão bem-vinda.

    ORGULHO NACIONAL

    Outra mineira que passa a se apresentar na SPFW, Fabiana Milazzo sentiu necessidade de dar sentido maior à sua moda festa. Seu desfile de estreia, nesta quarta (15), terá como tema a natureza e a cultura brasileiras, e contará com a parceira de três ONGs responsáveis por incentivar o artesanato nacional.

    Do trabalho conjunto com o Instituto Tecendo Itabira, de Ronaldo Silvestre, que treina e qualifica mulheres para a produção de peças artesanais, Milazzo criou peças orgânicas e texturizadas –referência à obra de Niemeyer.

    Com a ONG Ação Moradia, focada na profissionalização de mulheres rendeiras, ela elevou os jeans e moletons ao patamar de luxo. A seda, chave na confecção dos vestidos de festa, também está alinhada à postura de produção consciente.

    Todos os fios do tecido foram fornecidos pelo projeto Casulo Feliz, um dos principais produtores de seda sustentável no país e fornecedor de marcas como Ronaldo Fraga e Osklen.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024