• Ilustrada

    Monday, 20-May-2024 18:42:26 -03

    Caribou apresenta nesta quarta seu pop eletrônico e solar em São Paulo

    THIAGO NEY
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    22/03/2017 02h01

    Divulgação
     ORG XMIT: 433501_0.tif Música: o músico canadense Daniel Snaith, o Caribou, posa para foto. (Foto: Divulgação) *** PROIBIDA A PUBLICAÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS ***
    O músico canadense Daniel Snaith, conhecido como Caribou

    O Radiohead é um parâmetro para Dan Snaith, canadense que lança discos sob o nome Caribou. "Em 2012, abri uma turnê do Radiohead e percebi como viraram uma banda que faz só o que quer, mesmo produzindo em escala grande. Isso me inspira."

    Snaith não alcançou o tamanho da banda de Thom Yorke, mas há algum tempo deixou de ocupar apenas um nicho. Ao menos desde 2010, seria reducionista descrever o que faz como "música eletrônica". Virou música pop —cheia de nuances, mas pop.

    Naquele ano, saiu "Swim", o terceiro disco do Caribou (antes Snaith havia lançado dois álbuns sob o nome Manitoba), que lhe rendeu convites para grandes festivais.

    "Swim" trazia faixas como "Odessa" e "Sun", nas quais os sintetizadores formam camadas melódicas e uma dinâmica rítmica que são traduzidas, nas apresentações ao vivo, por uma banda.

    Nesta quarta (22), Snaith, com mais três músicos, fará show em São Paulo. Aqui, deve mostrar várias faixas de "Our Love", disco de 2014 que segue o caminho de "Swim": clima ensolarado, alegre, em faixas como "Silver" e o hit "Can't Do Without You".

    Os shows da turnê sul-americana —ele passa ainda por Argentina, Peru e Colômbia— são seus últimos no ano, antes de voltar para o estúdio que tem em casa, em Londres, e preparar novo disco.

    Snaith poderia reproduzir ao vivo as músicas como criadas no estúdio. Mas ele não quer. "Quero criar algo enquanto tocamos, ter espaço para improvisar, mudar algo de acordo com o público."

    Nascido em 1978 e formado em matemática, Snaith é casado e é pai, mas ainda arruma tempo para ir a clubes londrinos. Seu espírito noturno também se manifesta artisticamente: sob o nome Daphni, faz composições mais voltadas para as pistas.

    "Tenho tocado como DJ de vez em quando. Mas não é algo que consiga fazer por muito tempo, porque sinto falta de fazer canções."

    *

    POPLOAD GIG#48
    QUANDO qua (22), às 20h (abertura com Aldo The Band às 21h; show de Caribou às 22h30)
    ONDE Cine Joia, pça. Carlos Gomes, 82, tel. (11) 3101-1305
    QUANTOI de R$ 120 a 350

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024