• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 16:02:28 -03

    Dupla em relação espinhosa tenta domar atritos em 'Não Somos Amigas'

    MARIA LUÍSA BARSANELLI
    DE SÃO PAULO

    27/03/2017 02h00

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    As atrizes Lulu Pavarin e Sabrina Greve em cena de 'Não Somos Amigas
    As atrizes Lulu Pavarin e Sabrina Greve em cena de 'Não Somos Amigas'

    O barulho de aviões que ecoa no apartamento próximo do aeroporto, região com imóveis mais baratos, já sublinha os conflitos das personagens de "Não Somos Amigas", que estreia nesta segunda-feira (27) em São Paulo.

    A peça escrita por Michelle Ferreira (autora, entre outros, de "Os Adultos Estão na Sala") e dirigida por Maria Maya começa com o encontro no tal apartamento de duas mulheres (interpretadas pelas atrizes Lulu Pavarin e Sabrina Greve).

    Uma ajuda a outra na casa um tanto desorganizada. Ora reclama de um detalhe, ora oferece ajuda. A segunda retruca, parece querer atenção, mas também se queixa do tratamento que recebe da outra. Como numa gangorra, buscam e rejeitam o afeto.

    Se não são amigas, como indica o título, tampouco se sabe qual o relacionamento entre ambas. Poderiam ser amantes, parentes ou mesmo nutrir uma amizade.

    "O importante não é perceber que relação é essa, mas como ela se estabelece e como ela pode ser identificada em inúmeros tipos de relação: familiares ou emocionais", afirma Maya.

    O certo é que a relação é espinhosa, ainda que elas tentem contornar os conflitos. "A gente não pode pensar que vive dentro de um jogo de batalha naval", diz em cena uma das personagens.

    IRREAL

    Expoente de uma geração de jovens dramaturgos paulistanos, Ferreira explora em suas obras os relacionamentos humanos sem desembocar no drama. Ainda pincela a trama com humor irônico.

    A encenação de Maya buscou fugir do realismo. "A gente trabalhou no campo do extrarrealismo, uma linha tênue entre o real e o irreal."

    Nesse universo nebuloso, do que é subjetivo ou não, a realidade, a memória ou até algo inventado se misturam na trama desta "peça-enigma", como define a autora.

    "A gente coloca o espectador nesse lugar de suspensão, de reflexão", diz a diretora.

    NÃO SOMOS AMIGAS
    QUANDO seg. e ter., às 20h; até 18/4
    ONDE Sesc Consolação - espaço beta. r. Dr. Vila Nova, 245,
    tel. (11) 3234-3000
    QUANTO R$ 20
    CLASSIFICAÇÃO 14 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024