• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 08:44:52 -03

    Crítica

    Playlist 'More Life' é suficiente para saciar fã sedento por hits

    LUISA JUBILUT
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    28/03/2017 02h14

    Antes de qualquer coisa, é importante entender que "More Life", novo projeto do rapper canadense Drake, não é um álbum. É uma playlist.

    Na prática, ele está sendo comercializado e consumido nas plataformas de streaming como um disco e chegará às prateleiras ao final do mês como um CD, mas ele faz questão de não rotulá-lo assim.

    Estrategicamente caracterizando-o como playlist, o rapper introduz um formato original para a distribuição de inéditas e abre mão da seriedade e cobrança que implica a elaboração de um álbum propriamente dito.

    Kevin Winter/AFP/Getty Images North America
    (FILES) This file photo taken on September 22, 2016 shows recording artist Drake as he performs onstage at the 2016 iHeartRadio Music Festival at T-Mobile Arena in Las Vegas, Nevada. Drake, the rapper who has dominated the charts with his latest album, celebrated his 30th birthday on October 24, 2016 by announcing a new release that includes a song dissing a critic. The Toronto rapper said he would release "More Life" in December and described it as a "playlist" of original music. / AFP PHOTO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / KEVIN WINTER
    O rapper Drake em show em Las Vegas, em setembro de 2016

    Em 2016, Aubrey Graham cogitou tirar o rap do antecessor (e bem-sucedido) "Views" para priorizar "músicas com melodias que o fazem feliz", linha de pensamento que se concretiza na nova coletânea, formada por 22 faixas.

    O rap ainda está lá em suas músicas, mas quem protagoniza o todo é uma variedade de sons e sotaques de diferentes lugares do mundo.

    Há espaço para dancehall, trap, afrobeat e R&B, gêneros com os quais o artista já havia flertado em outros trabalhos e pelos quais se sente confortável em transitar.

    Esses retornam executados em parceria com uma série de artistas e produtores convidados, entre eles Travis Scott, 2 Chainz, Young Thug, Kanye West. Já o grime surge como novidade ao lado dos londrinos Skepta e Giggs.

    Drake foi o artista que mais vendeu discos em 2016. "'Views' foi o primeiro álbum a alcançar 1,1 bilhão de reproduções na loja digital da Apple. A música "One Dance" foi a primeira canção a ser ouvida 1 bilhão de vezes no Spotify.

    Ouça no spotify

    O projeto atual será mais do que suficiente para saciar fãs sedentos por novos hits enquanto Drake não se recolhe para criar outro disco. Ele sinaliza numa música que planeja o novo álbum para 2018.

    Não há agora presença musical com o potencial de tornar-se um "One Dance" ou "Hotline Bling", mas faixas como "Passionfruit", "Madiba Riddim" e "Glow" devem "sair" da playlist de Drake para integrar muitas outras por aí.

    Apesar dos bons momentos, o formato adotado em "More Life" não exige o mesmo nível de coerência ou grandes esforços criativos para contar uma história com começo, meio e fim, elementos essenciais em um álbum.

    O projeto causa reações diversas. Parte tentará identificar samples e dissecando mensagens secretas sobre ex-relacionamentos e rappers rivais. Outros se sentirão ainda mais alienados por Drake e continuarão a questionar o apelo pop e comercial crescente e evidente em seu trabalho.

    *

    MORE LIFE
    ARTISTA Drake
    GRAVADORA Young Money Entertainment/Cash Money Records
    QUANTO: iTunes (R$ 25) ou Spotify e Deezer (grátis)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024