• Ilustrada

    Tuesday, 17-Oct-2017 18:27:54 BRST

    Folha lança três novos colunistas semanais com textos de humor

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    05/04/2017 02h00

    Fotomontagem: Joel Silva/Folhapress; André Horta /Fotoarena/Folhapress; Bruno Poletti/Folhapress
    Os humoristas Ricardo Araújo Pereira, Marcius Melhem e Reinaldo Figueiredo, novos colunistas da Folha
    Os humoristas Ricardo Araújo Pereira, Marcius Melhem e Reinaldo Figueiredo, novos colunistas da Folha

    A partir desta quarta (5), a Folha amplia seu time de colunistas de humor na "Ilustrada". José Simão e Gregorio Duvivier ganham a companhia de Reinaldo Figueiredo, Ricardo Araújo Pereira e Marcius Melhem.

    Os três também estão na TV e na internet e encaram o desafio de produzir textos bem humorados no papel. Todos destacam a expectativa de criar vínculo com o leitor.

    O rosto e o humor de Reinaldo Figueiredo se tornaram conhecidos no Brasil nos 18 anos em que integrou o "Casseta & Planeta", na TV Globo. Mas ele faz outros rirem desde 1974, quando era cartunista do mítico semanário "Pasquim", onde ficou até 1985.

    Um ano antes, ele criou com Hubert e Claudio Paiva o tabloide mensal "O Planeta Diário", que depois se juntaria à revista "Casseta Popular" para marcar época na TV com o "Casseta & Planeta".

    Reinaldo já escreveu quatro livros. "Fiquei surpreso com o convite para fazer uma coluna semanal na Folha, mas gostei da ideia. Como eu sou um desenhista que escreve, ou um escritor que desenha, vou fazer uma coluna onde possa experimentar muitas combinações de texto com imagem."

    Reinaldo destaca a influência de um grande ídolo. "Eu cresci vendo e lendo as coisas do Millôr Fernandes, e foi isso que me empurrou definitivamente para o humor com palavras e figuras."

    O português Ricardo Araújo Pereira foi um dos destaques da Flip do ano passado. Ele ganhou projeção em Portugal a partir de 2003, com a formação do grupo humorístico Gato Fedorento, espécie de Porta dos Fundos local.

    RAP, como é conhecido em seu país, é cronista da revista semanal portuguesa "Visão" e participa do programa de TV "Governo Sombra", no canal RTP. Hábil em várias mídias, ele ressalta a dificuldade da coluna em jornal.

    "Meu objetivo é fazer rir, e fica mais fácil na TV, tenho as imagens. No rádio, tenho a minha voz para explorar. No jornal são apenas as letras, umas seguidas das outras", diz.

    Ele acredita que tratará de temas universais na coluna, por não ter certeza se consegue falar da realidade brasileira. "Já acompanho a vida no Brasil, que me parece uma espécie de Portugal multiplicado por 20, o que é ótimo para as coisa boas e péssimo para as coisas ruins. Nós temos corrupção, claro, mas é uma coisa amadora. O Brasil é excessivo em tudo."

    Marcius Melhem é um dos grandes nomes da cena cômica atual na TV. Fez sucesso como ator e autor em dupla com Leandro Hassum em "Os Caras-de-Pau". Agora desenvolve outra parceria bem-sucedida com Marcelo Adnet no "Tá no Ar", programa da TV Globo celebrado como grande renovação no humor televisivo.

    "Sou jornalista, passei a vida lendo a Folha. Claro que, de repente, passar de leitor a produtor de texto assusta um pouco", diz Melhem, que ressalta o caráter individual de assinar uma coluna.

    "Sempre me posicionei na TV, isso tem um alcance forte, no Brasil todo. Mas você está ali protegido um pouco pela coletividade representada, tem muita gente envolvida. Na coluna, é você dando a cara a tapa, usando seu próprio nome, dizendo o que acha das coisas. Ainda não sei bem como vai ser. Vou saber quando encarar a folha em branco. No meu caso, a tela em branco."

    José Simão, que em 2018 completará 30 anos de coluna na Folha, passa a escrever três vezes por semana na "Ilustrada". Segue fazendo participações diárias na Band News FM, com seu blog no UOL e em colunas para uma dezena de jornais no Brasil.

    HUMOR DIA A DIA
    Veja a programação dos colunistas

    COMO ERA

    JOSÉ SIMÃO
    de terça a domingo

    GREGORIO DUVIVIER
    às segundas

    COMO FICOU

    JOSÉ SIMÃO
    às terças, quintas e sábados

    GREGORIO DUVIVIER
    às segundas

    REINALDO FIGUEIREDO
    às quartas

    RICARDO ARAÚJO PEREIRA
    às sextas

    MARCIUS MELHEM
    aos domingos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2017