• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 18:01:49 -03

    crítica

    Roberto Carlos 'confunde' Páscoa com Natal e lança grande miniCD

    IVAN FINOTTI
    DE SÃO PAULO

    16/04/2017 02h09

    Eduardo Verdugo/Mario Anzuoni/Associated Press/Reuters
    Roberto Carlos e Jennifer Lopez fazem dueto em "Chegaste", que está em EP lançado por ele nesta Páscoa
    Roberto e Jennifer Lopez fazem dueto em "Chegaste", que está em EP lançado por ele nesta Páscoa

    Nada justifica o lançamento, nesta quarta (12), de um EP como esse a não ser o fato de que Roberto Carlos tenha resolvido faturar fora de hora: é Páscoa, e não Natal.

    A razão é óbvia: "Sereia", que puxa esse disco de quatro faixas chamado EP (maior que um compacto, menor que um LP), é a música tema da protagonista da atual novela das 21h da Globo. Então, por que não?

    Pois em se tratando das músicas, não há nada ali que mereça um lançamento imediato, fora de um disco. Também não há nada constrangedor, diga-se.

    "Sereia" perde a chance de trazer uma letra esperta para as esquecidas sereias, como Roberto já fez com tantas minorias. As referências poéticas são bem ruins, na verdade: "Quero nadar nas suas águas/ Nas ondas dos seus cabelos/ Sentir seu corpo molhado/ A deslizar nos meus dedos".

    Essa primeira estrofe, aliás, dá um susto. Por um instante, você pode achar que está em 1977 ouvindo "Cavalgada", tamanha a semelhança rítmica e melódica: "Vou cavalgar por toda a noite/ Por uma estrada colorida/ Usar meus beijos como açoite/ E a minha mão mais atrevida". Belas recordações...

    A segunda canção, "Chegaste", traz outro atrativo: a participação de Jennifer Lopez, estrela norte-americana. O dedilhado de abertura transporta novamente aos anos 1970, algo entre "Debaixo dos Caracóis de Seus Cabelos" (1971) e "O Portão" (1974), ou seja, um dedilhado bom para caramba! A música toda é ótima.

    Curioso ouvir o dueto. É em momentos assim que fica claro como a voz de Roberto Carlos é especial. O cara canta sem esforço, ela parece sofrer e não chega nem perto dele. Mas louve-se a tentativa de Lopez ao cantar em português.

    "Vou Chegar Mais Cedo em Casa" é de Roberto e Erasmo e, como tal, traz de volta a velha e boa poesia romântica e ingênua desses dois.

    Roberto Carlos (CD)
    Roberto Carlos
    l
    Comprar

    Ótimo ver a dupla (mas só Roberto canta aqui) cometendo versos como "Me receba com carinho/ Me esfregue as costas no banho".

    Fechando o disquinho, "Sua Estupidez" (1969), uma das canções mais raivosas da mesma dupla, em uma belíssima versão gravada ao vivo para o especial da Globo de 2016. E viva a Páscoa.

    ROBERTO CARLOS
    ARTISTA Roberto Carlos
    LANÇAMENTO Sony
    QUANTO R$ 12,90 (CD ou digital)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024