• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 13:23:59 -03

    Artista gráfico João Baptista da Costa Aguiar morre, aos 68, em São Paulo

    DE SÃO PAULO

    17/04/2017 13h34

    O artista gráfico João Baptista da Costa Aguiar morreu neste domingo (16), aos 68 anos, em decorrência de uma pneumonia.

    Aguiar criou a logomarca da Companhia das Letras, além de ter ilustrado diversas capas de livros da editora —a última foi da obra "Os Fatos", de Philip Roth.

    Durante sua trajetória, o ilustrador confeccionou o cartaz de cem anos da avenida Paulista e criou a logomarca da gestão Erundina, que tinha como imagem central um detalhe do monumento de Victor Brecheret, localizado em frente ao parque Ibirapuera.

    O ilustrador começou sua carreira na editora Abril, nos anos 1970, e chegou a ser diretor da arte da revista "Vogue" no país. Além da Companhia das Letras, também fez capas para a L&PM, a Nova Fronteira, a Agir, entre outras casas.

    Gostava de cozinhar e publicou, em 2011, "Senhor Prendado - Um Homem se Diverte na Cozinha". Costa Aguiar comparava seu processo criativo à preparação do nhoque: assim como a massa, que passa a flutuar quando fica pronta, as ideias também vinham à superfície, dizia.

    Em 2006, sua produção foi celebrada no livro "Desenho Gráfico - 1980-2006", da editora Senac, que trazia uma coletânea de seus trabalhos.

    "A capa de livro tem que chamar sua atenção numa livraria, onde existem milhares de outros títulos. Ela tem que fazer 'psiu', ela tem que te seduzir", disse em uma entrevista.

    Em post no blog da editora, o presidente do Grupo Companhia das Letras, Luiz Schwarcz, relembrou o amigo. O editor contou que o designer fez não só o logo, mas ajudou também a escolher o nome da casa, porque Schwarcz pensara inicialmente em "Companhia de Letras".

    "Foi sem dúvida alguma um dos melhores capistas da história do livro no Brasil", escreveu Schwarcz.

    Em 2007, em entrevista à Folha, Aguiar disse que "a capa dos livros é um dos espaços mais privilegiados, pois, enquanto o desenho de um jornal dura um dia e o de uma revista, um mês, a capa de um livro dura pelo menos dez anos na casa de uma pessoa".

    João Baptista da Costa Aguiar deixa dois filhos, Rita e Zeca, e dois netos, Thiago e Pedro.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024