• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 07:27:49 -03

    Com livro e debate, editora Contexto completa 30 anos

    WALTER PORTO
    MAURÍCIO MEIRELES
    DE SÃO PAULO

    24/04/2017 02h00

    Claudio Belli/Valor
    Data: 10/08/2015Editoria: CulturaReporter: Vera Lucia Bueno de MarcosLocal: Sao PauloSetor: EditoraPauta: Perfil de Jaime PinskyPersonagem: Jaime Pinsky, fundado e dono da Editora ContextoTags: editora, livros, livro, book, editor, estudioso, historiador, historia, literato, professor, academicoFotos: Claudio Belli/Valor
    O historiador Jaime Pinsky, que dirige a editora Contexto

    Um seminário com intelectuais marcará, nesta terça-feira (25), o lançamento do livro "O Brasil no Contexto: 1987-2017", publicado em ocasião dos 30 anos da Editora Contexto.

    A obra traz textos de 17 autores da casa em um balanço sobre o que mudou no país nas últimas três décadas, em campos que variam do letramento de crianças à política externa nacional.

    No evento de terça, que tem início às 19h, o economista Antonio Corrêa de Lacerda, o sociólogo José de Souza Martins, o jornalista esportivo Milton Leite e o historiador e fundador da editora Jaime Pinsky farão breves palestras sobre as mudanças nas suas áreas de especialidade.

    A Folha é apoiadora do evento, que acontece no Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158) e tem entrada gratuita, sem necessidade de inscrições. Depois do seminário, haverá coquetel e sessão de autógrafos.

    Os quatro palestrantes assinam artigos no livro, que conta ainda com colaborações do historiador Leandro Karnal, do presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, e do educador Nelson Piletti, professor da USP.

    Carlos Eduardo Lins da Silva, sócio-diretor da Patri Políticas Públicas e ex-ombudsman da Folha, opina sobre a evolução do jornalismo, afirmando que a prática "enfrentou desafios estruturais sem precedentes a partir de meados dos anos 1990, com a universalização da internet", para os quais, segundo ele, "ainda não encontrou respostas satisfatórias".

    A Contexto é uma das principais editoras acadêmicas do país. Pinsky, seu fundador, vê desafios à existência de casas do gênero no Brasil.

    "Seria de esperar que o crescimento no número de universidades levasse a um crescimento das editoras na mesma proporção, mas isso não acontece", diz. "A prática de ler livros inteiros diminuiu, mas continuamos crescendo apesar de tudo."

    A Contexto se propõe a ser um centro de debates universitários. Em 30 anos, a casa também fez um trabalho de preparar os acadêmicos para uma escrita longe dos jargões da universidade.

    O Brasil No Contexto 1987-2017
    Jaime Pinsky (Org.)
    l
    Comprar

    Pinsky diz que fica antenado nos debates contemporâneos, para poder colaborar com eles. Por exemplo, ao ver a crise política no país, encomendou do sociólogo José de Souza Martins um livro sobre o PT.

    Ele também afirma prezar pela pluralidade de pensamento, embora haja tentativa de pressioná-lo. Ele cita como exemplo o ano de 2013, quando um grupo de manifestantes impediu o lançamento de "De Cuba, com Carinho", da blogueira cubana Yoani Sánchez.

    "Mas a irracionalidade é um monopólio da burrice. Nessa hora não tem direita ou esquerda", diz o historiador.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024