• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 20:47:36 -03

    Família de Candido homenageia a vida do crítico literário em nota

    DE SÃO PAULO

    12/05/2017 17h46

    A família do crítico literário, Antonio Candido, morto nesta sexta-feira (12) prestou homenagem em nota oficial e enalteceu seu trabalho na literatura e na política. "Foi um socialista democrático convicto ao longo de toda a vida tendo integrado os quadros do Partido dos Trabalhadores desde o início", reiterou.

    Leia a nota na íntegra:

    Antonio Candido (de Mello e Souza) morreu nesta madrugada de 12 de maio às 1:40 H em decorrência de complicações ocasionadas por uma obstrução gástrica.

    No princípio da vida intelectual foi crítico literário ativo, tendo se tornado professor muito cedo para atuar, sucessivamente, nas cadeiras de Sociologia e Teoria Literária da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde formou várias gerações numa atividade pedagógica continuada.

    É autor de textos seminais sobre literatura como "A dialética da malandragem" e "De cortiço a cortiço" ambos publicados em O discurso e a cidade, seu livro de ensaios mais importante.

    Para Antonio Candido a arte e a literatura respondem à necessidades profundas do ser humano. E foi sobre isso que ele refletiu em "O direito à literatura", outro ensaio igualmente importante, em que defende a necessidade de extender a todos, sem distinção de classe, o acesso a este bem imaterial.

    É autor, ainda, de dois clássicos, um na área da literatura - Formação da literatura brasileira: momentos decisivos -, outro na área da Sociologia - Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação de seus meios de vida.

    Foi um socialista democrático convicto ao longo de toda a vida tendo integrado os quadros do Partido dos Trabalhadores desde o início.

    Era viúvo de Gilda e Mello e Souza com quem teve três filhas, oito netos e cinco bisnetos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024