• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 11:28:22 -03

    Crítica

    'Um Homem de Família' reafirma crenças por papéis de gêneros

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    18/05/2017 02h30

    Divulgação
    Cena de 'Um Homem de Família
    Cena de 'Um Homem de Família' de Mark Williams

    UM HOMEM DE FAMÍLIA (regular)
    DIREÇÃO: Mark Williams
    PRODUÇÃO: Canadá/EUA, 2016
    CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

    *

    Papai trabalha muito, por isso quase não dá atenção à família. Mamãe recusou a independência e a realização profissional para se dedicar aos filhos. Mas filhinho começa a se comportar de modo estranho e descobre que tem uma doença que pode matá-lo.

    O resumo basta para saber o que esperar de "Um Homem de Família". Esse tipo de filme exige uma adesão sem questionamentos.

    Essas histórias cumprem a função de reproduzir a ordem e valores de estabilidade, definir papéis de gêneros e promover a família como condição da felicidade.

    "Um Homem de Família" é ainda um filme atual, na medida em que dramatiza problemas como desemprego, individualismo e sobrevivência dos mais velhos.

    Desqualificar seus temas e sua linguagem por serem antiquados é um automatismo crítico fácil e inofensivo. Pode ser mais vantajoso observar como ele atualiza valores conformistas em busca de eficácia.

    A figura do pai ganha o tipo encorpado de Gerard Butler, cuja imagem bloqueia sentimentos de fragilidade, projeta um herói humano. Seu personagem de "headhunter" concilia aspectos positivos, de alguém que encontra recolocações para os outros, e negativos, de quem só visa ao lucro.

    A mulher é loira, angelical e "do lar", mas também pode ser insubmissa e se impor quando o destino os abala. No polo oposto, a competição no escritório é com uma colega empoderada e antiética.

    Pode-se tentar desqualificar tudo isso como um amontoado de clichês. Vale lembrar que, na origem, clichê designa um modelo feito para ser replicado.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024