• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 09:02:39 -03

    Crítica

    'Um Casamento' expõe produção com coragem

    NAIEF HADDAD
    DE SÃO PAULO

    18/05/2017 02h15

    Divulgação
    Maria Moniz no dia de seu casamento, em 1954, na Bahia
    Maria Moniz no dia de seu casamento, em 1954, na Bahia

    Um Casamento (muito bom)
    DIREÇÃO: Mônica Simões
    PRODUÇÃO: Brasil, 2016, livre
    Veja salas e horários de exibição.

    *

    O documentário "Um Casamento" é como uma escultura do Mestre Didi (1917-2013), baiano como a principal figura do filme, Maria Moniz. Ambos podem ser vistos por vários ângulos, e todos são surpreendentes.

    A partir da descoberta da filmagem do casamento dos seus pais, em 1954, a diretora Mônica Simões decidiu contar a história da união do casal, formado pelo professor Ruy Simões e por Maria Moniz, que mais tarde se tornaria atriz.

    Além das imagens da época, a cineasta se baseia nas lembranças da mãe, uma mulher de 82 anos. O prólogo pode insinuar um filme delimitado pelas convenções românticas de uma sociedade conservadora, mas bastam alguns minutos, contudo, para que percebamos que nada é o que parece ser.

    Os caminhos tomados por Maria não se acomodavam ao seu tempo. Nesse sentido, "Um Casamento" é uma obra profundamente feminista.

    A trajetória da atriz, que se destacou no cinema e no teatro da Bahia a partir dos anos 1960, resulta instigante por si só, o que não impede que outras camadas do filme se revelem. O documentário também trata da íntima ligação entre as mulheres da família e a imagem.

    A mãe, Maria Moniz, lembra a juventude ora com discreto prazer, ora com angústia. A nostalgia fica de lado. Já a sua filha, a diretora Mônica Simões, tem saudade de um tempo que não viveu.

    Aliás, a presença da cineasta diante das câmeras nos leva a um outro aspecto. "Um Casamento" expõe seus métodos de produção com uma coragem incomum.

    Acompanhamos Mônica Simões orientando sua mãe em frases como "O mais importante vai ser sua espontaneidade". O quanto há de artifício no documentário? A cineasta não oferece respostas, mas joga com esses limites do início ao fim.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024