• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 16:57:38 -03

    Musical 'Lembro Todo Dia de Você' debate o estigma da Aids hoje

    MARIA LUÍSA BARSANELLI
    DE SÃO PAULO

    20/05/2017 02h10

    Lenise Pinheiro/Folhapress
    Bruna Guerin (esq.), Fabio Redkowicz, Davi Tápias e Zé Henrique de Paula em 'Lembro Todo Dia de Você
    Bruna Guerin, Fabio Redkowicz, Davi Tápias e Zé Henrique de Paula em 'Lembro Todo Dia de Você'

    É por meio de lembranças e delírios que Tiago (David Tápias) repassa o abandono do pai na infância, a relação conturbada dentro de casa, a sua homossexualidade e a descoberta, ainda jovem, de que contraiu o vírus HIV.

    "Lembro Todo Dia de Você", musical que o Núcleo Experimental de Teatro estreia nesta semana em São Paulo, parte da história do jovem fictício para discutir o estigma que envolve a Aids hoje.

    "Os tratamentos avançaram, mas o preconceito ainda não", diz a diretora musical e dramaturga Fernanda Maia. Segundo ela, a ideia da peça não é tratar de questões técnicas ou estatísticas, mas "dos conflitos diários que as pessoas têm com a situação".

    Para construir a história, entrevistaram quatro jovens soropositivos, além de contarem com o depoimento do músico Rafa Miranda, 30, compositor do espetáculo e portador do vírus HIV.

    Ele, que diz ter precisado desconstruir seus próprios estigmas para aprender a viver com a doença, diz que entre os depoimentos encontraram aflições bastante similares, como o receio de contar aos outros sobre o vírus e "a sensação horrível de que a gente é uma bomba transmissora".

    As cenas do cotidiano de Tiago são costuradas como num mosaico de sua vida. Não têm ordem cronológica. Conectam-se muitas vezes por situações ou sentimentos semelhantes, com personagens que funcionam como duplos.

    Uma consulta fria com uma médica, por exemplo, é seguida de um momento um tanto conturbado com a mãe (ambas interpretadas pela mesma atriz, Anna Toledo).

    É uma estrutura que remete à de "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, alternando memória, alucinação e realidade do protagonista, diz o diretor Zé Henrique de Paula, que também atua na peça.

    Formado há 12 anos em São Paulo, o Núcleo Experimental de Teatro fez sucesso em 2015 com seu primeiro espetáculo musical: "Urinal", versão de "Urinetown", dos americanos Greg Kotis e Mark Hollmann. Com "Lembro Todo Dia de Você", investe em seu primeiro musical original.

    *

    LEMBRO TODO DIA DE VOCÊ
    QUANDO sex., sáb. e seg., às 20h; dom., às 19h; até 26/6
    ONDE Centro Cultural Banco do Brasil, r. Álvares Penteado, 112, tel. (11) 3113-3651/3652
    QUANTO R$ 20
    CLASSIFICAÇÃO 16 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024