• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 20:58:41 -03

    Liminar da Justiça determina que Banda Sinfônica deve ser preservada

    AMANDA NOGUEIRA
    DE SÃO PAULO

    22/05/2017 20h47

    Uma decisão liminar da Justiça acatou o pedido de tutela antecipada da Banda Sinfônica do Estado de SP, movido em março pelo Ministério Público de SP, que investiga possível dano ao patrimônio em decorrência do desmonte do grupo.

    A resolução, divulgada nesta segunda-feira (22), determina que o Estado "adote medidas necessárias à preservação e promoção da Banda Sinfônica no prazo dez dias, a contar da intimação, sob pena de multa diária de R$ 100 mil".

    Diro Blasco/Folhapress
    **EXCLUSIVO REVISTA S.PAULO** São Paulo, SP, Brasil; 08-05-2016: Maestro Marcos Sadao Shirakawa rege a Banda Sinfônica do estado de São Paulo no Auditório do Masp. Local: Auditório do Masp Endereço: Av. Paulista, 1578, Sao Paulo, SP - São Paulo, BRA - Brazil (Foto: Diro Blasco/Folhapress)
    A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo no Auditório do Masp

    Além disso, a decisão da juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti impede que o Estado pratique qualquer ato que leve à extinção do grupo.

    Em fevereiro, os 65 músicos foram demitidos sob o argumento de que o corte no orçamento da pasta impediria a manutenção do grupo. A banda conquistou, após lobby, um repasse de R$ 5 milhões, mas a quantia foi contingenciada.

    "Se não for derrubada, a decisão envolve a recontratação dos músicos e dos incentivos das atividades que a banda vinha desenvolvendo", diz o promotor Marcos Stefani.

    Responsável pelo pedido de tutela, Stefani contraria a proposta do Estado de que a banda realize atividades pontuais com músicos contratados para cada ocasião. "A banda tem um repertório especial, diferenciado, não pode ser tocado por qualquer músico", diz.

    O Estado ainda pode recorrer da decisão. A Secretaria de Estado da Cultura afirmou, em nota, que responderá dentro do prazo legal determinado assim que for notificada do teor da decisão.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024