• Ilustrada

    Friday, 29-Mar-2024 12:25:36 -03

    Irmãos Cavalera proíbem músicas no documentário da banda Sepultura

    ISABELLA MENON
    DE SÃO PAULO

    23/05/2017 16h19

    Após sete anos de filmagens, a banda de heavy metal Sepultura ganha documentário comemorativo de 30 anos. Porém, os irmãos Iggor e Max Cavalera, que ajudaram a fundar a banda, não permitiram o uso de suas músicas.

    Diretor do documentário "Sepultura Endurance", Otávio Juliano, lamenta a restrição. "Não é nem a utilização de material antigo sendo usado no filme, é a banda atual tocando essas músicas. Mesmo assim, nós não estamos podendo utilizar da maneira que gostaríamos esse material. Mesmo com a banda atual, são pequenos trechos no filme".

    De acordo com a Lei de Direitos Autorais, número 9.610/98, art. 29, a utilização, direta ou indireta, do trabalho literário, artístico ou científico depende de autorização prévia e expressa do autor da obra, por quaisquer modalidades, tais como execução musical.

    Adriano Vizoni/Folhapress
    Retrato dos irmaos Max e Iggor Cavalera, ex integrantes da banda Sepultura
    Retrato dos irmãos Max e Iggor Cavalera, ex-integrantes da banda Sepultura

    Juliano conta que diante da situação se sentiu "censurado" e resolveu fazer um protesto durante a estreia, que aconteceu neste domingo (21), em Los Angeles. "Nós abaixamos o volume das músicas que não poderiam ser executadas e explicamos para a plateia. Então, as imagens deles tocando ao vivo ficaram mudas, foi a forma da gente protestar", contou.

    O diretor alega que os atuais integrantes da banda também são autores das músicas e detém 50% dos direitos. "Os irmãos Cavalera são co-autores das músicas, juntamentes com Andreas Kisser e Paulo Xisto que continuam na banda".

    "Gostaria muito que eles mudassem a posição deles, justamente porque não viram o filme ainda. Para eles enxergarem a forma como foi retratado o passado em Belo Horizonte. Não teve outra coisa a não ser exaltação de tudo que eles conquistaram nesse filme", afirmou o diretor que não pode utilizar as faixas "Roots" e "Attitude".

    Procurados pela reportagem, os irmãos Cavalera não comentaram e a advogada deles não quis dar declaração a respeito do caso.

    No Brasil, o documentário "Sepultura Endurance" estreia no dia 14 de junho.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024