• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 06:48:06 -03

    Prêmio Governador do Estado celebra obra de Renina Katz; veja vencedores

    AMANDA NOGUEIRA
    DE SÃO PAULO

    29/05/2017 20h04

    A gravurista carioca Renina Katz, 91, foi eleita destaque cultural do ano pelo júri do Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2017, sendo recompensada com R$ 100 mil.

    A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (29), no Theatro São Pedro, e contemplou outros artistas em nove categorias.

    Uma das principais gravuristas do país, Katz radicou-se em São Paulo durante os anos 1950, quando passou a lecionar no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) –a artista continuaria sua atuação acadêmica por décadas seguintes.

    No início de sua carreira, Katz destacou-se por obras ligadas ao realismo social, como gravuras que retratavam as condições dos trabalhadores, antes de se dedicar a imagens não figurativas.

    "É um reconhecimento meio tardio, mas muito importante, para uma artista que dedicou a vida à gravura, que não é uma atividade muito festejada, mas também passou pela pintura e prestou uma obra muito importante durante a sua já longa existência", diz o Secretário da Cultura do Estado José Luiz Penna.

    O destaque cultural passou a ser escolhido em 2011, depois que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo retomou a realização do prêmio criado nos anos 1950.

    Entre os artistas que já tiveram suas trajetórias celebradas nesta categoria, estão o crítico literário Antonio Candido, em 2012, e a artista plástica Tomie Ohtake, em 2013.

    Além da escolha direta por Katz, outros artistas e instituições foram homenageados tanto pela seleção do júri quanto pelo voto popular.

    Entre eles estão a revista "Artéria", que venceu na categoria de artes visuais, e o distribuidor Adhemar Oliveira, diretor do Espaço Itaú de Cinema, que venceu na de cinema. Os dois foram eleitos em ambas as modalidades.

    Enquanto Felipe Hirsch foi selecionado pelo júri, Os Satyros conquistaram o público na categoria teatro. Veja quem foi indicado e, abaixo, os vencedores.

    *

    VENCEDORES

    Escolha do júri

    Arte para Crianças: Dib Carneiro Neto

    Artes Visuais: revista "Artéria"

    Cinema: Adhemar Oliveira

    Circo: Ermínia Silva

    Dança: Projeto Mov_oLA (Alex Soares)

    Música: Tião Carvalho

    Teatro: Felipe Hirsch

    Territórios Culturais: Instituto Periferia Ativa

    Voto popular

    Arte para Crianças: Paidéia Associação Cultural

    Artes Visuais: revista "Artéria"

    Cinema: Adhemar Oliveira

    Circo: Circo de Teatro Tubinho

    Dança: Corpo de Baile de Caraguatatuba

    Música: Conservatório de Tatuí

    Teatro: Os Satyros

    Territórios Culturais: Associação Casarão da Mariquinha

    Instituição Cultural (categoria eleita apenas por voto popular): Instituto Alana

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024