• Ilustrada

    Sunday, 16-Jun-2024 00:52:45 -03

    Partitura perdida de Rogério Duprat ganha montagem

    STEPHANIE RICCI
    DE SÃO PAULO

    02/06/2017 02h00

    Divulgação
    ORG XMIT: 395701_0.tif Música: a cantora Nara Leão conversa com o maestro Rogério Duprat. (Divulgação)
    A cantora Nara Leão conversa com o maestro Rogério Duprat

    Após mais de 50 anos perdida, uma das primeiras partituras do compositor Rogério Duprat (1932-2006), um dos precursores da Tropicália, ganha sua primeira audição na noite desta sexta (2), no Auditório Ibirapuera.

    Descoberta em 2013 pelo músico Ricardo Stuani, a composição "Antinomies I" havia sido esquecida em um metrô europeu em 1962. Quatro anos depois foi reescrita, mas desapareceu em meio a outros rascunhos do autor.

    A partitura, porém, tem outras peculiaridades além da sua história. A escrita não é feita pelo tradicional modelo de pautas, mas por angulações dentro de circunferências, que apontam o tempo que cada instrumento deve soar.

    Apesar de sistemática e minuciosamente estruturada, a peça incentiva o improviso. Quando a letra "T" –que simboliza "transformar"– aparece no papel, o instrumentista tem que incorporar algum elemento inédito em sua performance: vale solar, batucar no instrumento, abafar o som ou qualquer coisa que torne aquela apresentação única.

    A montagem da obra, que está sendo realizada com o apoio do Rumos Itaú Cultural, dialoga, também, com o audiovisual. Projeções por videomapeamento de desenhos do ex-mutante Arnaldo Baptista e do próprio Duprat serão exibidas durante o espetáculo.

    Toda a apresentação será gravada e, posteriormente, incorporada a uma plataforma on-line interativa que permitirá que o internauta interfira na música, por exemplo, mudando as sequências rítmicas.

    A partitura também sofreu interferência da tecnologia. Seus círculos foram transformados em gráficos para facilitar o processo de leitura.

    "Antes os músicos teriam que ter cronômetro, calculadora e tabela impressa com as durações das notas. Ia ser uma dor de cabeça", afirma Itamar Vidal, idealizador do projeto. "Agora a peça está mais viável. Ela dormiu 50 anos pra ser acordada aqui."

    ANTINOMIES I

    QUANDO nesta sexta (2), às 21h

    ONDE Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, av. Pedro Álvares Cabral, portão 2 do parque, tel. 3629-1075

    QUANTO R$ 20; livre

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024