• Ilustrada

    Friday, 03-May-2024 18:12:17 -03

    Crítica

    'Amor.com' mal tem história, mas abre espaço para merchan

    CHICO FELITTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    05/06/2017 02h10

    Rachel Soares/Divulgação
    Isis Valverde é uma, bem-sucedida blogueira de moda que se apaixona por um youtuber em 'Amor.com
    Isis Valverde é uma, bem-sucedida blogueira de moda que se apaixona por um youtuber em 'Amor.com'

    AMOR.COM (ruim)
    QUANDO: EM CARTAZ
    ELENCO: ISIS VALVERDE, GIL COELHO
    PRODUÇÃO: BRASIL, 2016, 12 ANOS
    DIREÇÃO: ANITA BARBOSA
    Veja salas e horários de exibição.

    *

    Uma das maiores estreias da semana, "Amor.com" não sai ferido se for resumido em um parágrafo.

    O filme nacional conta o encontro de dois jovens. Katrina, um furacão on-line que conseguiu arregimentar milhões de seguidores com vídeos falando sobre moda. E Fernando, um nerd que engatinha na cibervida com vídeos sobre games.

    Eles se conhecem, e nasce uma paixão instantânea como suco de pozinho. Os estilos de vida colidem. É isso. Não há dilema, há três obstáculos que se dissolvem em uma cena, mal há história.

    Há dois jovens talentos como protagonistas. É só ligar a TV na novela das nove para ver que Isis Valverde atua acima da média global. O mesmo vale para Gil Coelho, aposta do canal carioca.

    Mas isso não se vê na tela. Esteticamente, o longa tampouco é desafiador. Da produção de arte à fotografia, tudo lembra aquela novela juvenil do fim da tarde.

    Há, inclusive, propaganda, um metamerchandising deslavado de um creme de cabelo na história. Não é uma paródia, o produto de fato existe e tem seu nome pronunciado e mostrado pela protagonista com insistência. A cena é despida de ironia.

    O filme todo é literal. Problemas que deveriam servir para construir o humor e as agruras do amor, como a crise profissional de uma blogueira, são levados a sério e ganham ar de drama. É assim que nascem falas como "esqueça a ditadura da imagem" e "não deixe que os outros ditem quem é você".

    Veja trailer.

    A realeza das mídias sociais bate um ponto rápido na telona. Estão lá, entre outras, Thassia Naves e Thaynara OG —é o quinto filme criticado em 2017 com presença de celebridades da internet, uma aposta comum, mas nem sempre acertada.

    A "Ilustrada" já reportou que essas estrelas não conseguem carregar seus milhões de seguidores para o cinema, na maioria das vezes.

    O apresentador Marcos Mion retoma a carreira de ator, que havia suspendido no seriado "Sandy & Junior", para uma ponta interpretando um guru das mídias sociais. Talvez fosse o caso de o apresentador ter deixado o passado no passado.

    É impossível dar um spoiler desse filme.

    Você já sabe como "Amor.com" começa, se desenrola e termina. Previsível é a palavra mais amorosa que se pode usar para sintetizá-lo.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024