• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 12:52:37 -03

    Bob Dylan é acusado de plágio e citação falsa em discurso do Nobel

    DE SÃO PAULO

    13/06/2017 22h57

    Divulgação
    ORG XMIT: AGEN1011251312189274 ORG XMIT: 385701_0.tif MËsica: o cantor e compositor Bob Dylan em cena do document·rio "No Direction Home, dirigido por Martin Scorsese. (Foto: DivulgaÃâ€o) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O cantor e compositor Bob Dylan em cena de "No Direction Home"

    A colunista da revista americana "Slate" Andrea Pitzer acusou Bob Dylan, em texto publicado na noite desta terça-feira (13), de ter plagiado trechos de um site emseu discurso do Nobel.

    De acordo com ela, várias das citações Dylan sobre "Moby Dick", livro de Herman Melville citado no discurso, são muito semelhantes a textos publicados no site "SparkNotes", um guia on-line de estudos.

    A suspeita surgiu depois de o escritor Ben Greeman perceber que uma das citações de Melville no discurso não existem no livro original. Ele afirma ter consultado várias edições de "Moby Dick" em busca dela, sem encontrá-la.

    dylan

    No trecho em questão, Dylan cita um personagem que diz a um dos tripulantes de Ahab, capitão do Pequod, o navio do romance: "Alguns homens que são machucados são levados a Deus, outros à amargura".

    A citação não existe no livro, mas o personagem em questão —um "padre pacifista [da seita] quaker"— é descrito no "SparkNotes" como cujos "percalços o levaram a Deus em vez de à amargura".

    Seguindo esse "estranho eco", a colunista diz ter comparado o discurso do compositor com o texto no site —e teria encontrado cópias "ainda mais diretas".

    O resumo do "SparkNotes" de "Moby Dick", por exemplo, diz: "Um dos navios [...] carrega Gabriel, um profeta enlouquecido que prevê a ruína".

    Já no texto de Dylan, lê-se "Há um profeta louco, Gabriel, em um dos navios, e ele prevê a ruína de Ahab."

    No discurso do Nobel, além de Moby Dick, Dylan cita ainda como influências em sua obra "Nada de Novo no Front", de Erich Maria Remarque, e a "Odisseia", de Homero.

    De 78 citações de Dylan ao romance de Melville, a colunista de que pelo menos uma dúzia delas é semelhante ao texto no site. E que várias citações não existem no romance.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024