• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 15:58:56 -03

    Em livro sobre Guns N'Roses, autor diz que banda encerra era de ouro do rock

    AMANDA NOGUEIRA
    DE SÃO PAULO

    15/06/2017 02h06

    "Quando o Guns N' Roses finalmente acabar, também se acabará a era de ouro do rock, para sempre, sem bis."

    A afirmação contundente do jornalista Mick Wall resume o teor de "Guns N' Roses - O Último dos Gigantes", biografia que é ao mesmo tempo uma espécie de documentação histórica e ode à banda –ainda que o autor negue.

    "Não escrevo como um fã nem especificamente para fãs", explica-se. "Eles podem se frustrar, porque só estou interessado na verdade. E há lados negativos na história de todo mundo. Na sua, na minha, na deles", afirma.

    Wall, jornalista tarimbado que trabalhou em publicações dedicadas ao gênero e também como relações públicas de bandas como Dire Straits, tem uma dessas "verdades" a comprovar: "O Guns N' Roses sempre foi uma banda atemporal, o último dos gigantes".

    Nos capítulos iniciais, o autor elabora como os cinco membros da formação clássica foram parar em Los Angeles, epicentro do caldeirão roqueiro da época no qual despontavam bandas como Mötley Crüe, Ratt e Poison.

    O livro detalha a criação de Axl por seu pai adotivo, um reverendo fanático que não o deixava ouvir a canções como "Mandy", de Barry Manylow, como um fator essencial para a assimilação do poder da música pelo futuro astro.

    O autor também fala do círculo de amizades da família de Slash, cuja mãe teria tido um caso com David Bowie, e da problemática adolescência de Steven Adler, que, em uma ocasião, teria sido estuprado por dois homens.

    Narrando percalços, Wall vai definindo a personalidade e função de cada integrante, evidenciando Axl como líder controlador, cuja inflexibilidade culminaria na dissolução da formação inicial.

    Também está lá, é claro, a reconciliação entre Duff McKagan, Slash e Axl –a mesma formação que virá ao Brasil para o Rock in Rio e a São Paulo Trip, em setembro deste ano.

    ACERTO DE CONTAS
    Apesar de ser um biógrafo em série, já tendo escrito sobre Jim Morrison, Prince, Black Sabbath e outros –ele planeja livro sobre Jimi Hendrix–, Mick Wall fala com propriedade sobre Guns N' Roses.

    Sua história com Axl adiciona um tempero a mais à leitura –um desentendimento durante uma entrevista teria desfeito os laços entre eles.

    Wall ganhou menção em "Get In The Ring" ["E isso vai para todos vocês, vagabundos da imprensa"] e retribuiu com uma biografia não autorizada do cantor. Em 2016, o jornalista se desculpou e retirou o livro de circulação sob o argumento de tê-lo escrito com ódio no coração.

    Ele garante que a biografia da banda nada tem a ver com isso. "Sou um contador de histórias, e a do Guns N' Roses não foi contada adequadamente antes, nem mesmo por mim. Agora foi."

    *

    GUNS N' ROSES - O ÚLTIMO DOS GIGANTES
    QUANTO R$ 59,90 (400 págs.)
    AUTOR Mick Wall
    EDITORA Globo Livros

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024