• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 10:02:33 -03

    Volume 15 de coleção, Miles Davis passou por todas as fases do jazz

    THALES DE MENEZES
    DE SÃO PAULO

    17/06/2017 02h00

    Divulgação
    Miles Davis em foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    O trompetista Miles Davis

    "Kind of Blue", de 1959, lidera quase todas as listas de melhores álbuns do jazz. O disco é a obra-prima de Miles Davis (1926-1991) e sua sua coroação como músico mais influente da história do gênero.

    Ali, o trompetista encerra a década mais produtiva e aclamada de um músico de jazz. Davis reuniu criatividade, performances arrebatadoras, ousadia para romper com sons estabelecidos e uma incomparável capacidade para conduzir novos talentos.

    As cinco décadas de carreira desse gênio estão contempladas no volume 15 da Coleção Folha Lendas do Jazz, que vai às bancas no dia 25.

    Fãs ardorosos têm dificuldade para apontar quais seriam seus outros discos essenciais. Todos que gravou, até um ou outro menos inspirado, trazem momentos divinos.

    Entre o bebop da década de 1940 e as fusões musicais nos anos 1979 e 1990, Davis transitou por todos os movimentos relevantes do gênero.

    Sua liderança sobre os músicos que o acompanharam foi construída com métodos pouco ortodoxos. Ele interrompia ensaios para cozinhar macarrão para a turma e, às vezes, desafiava algum dos pupilos para lutar boxe.

    Quem seguisse sua cartilha era recompensado com muito respeito e muitas chances para criar livremente sua música. A lista de músicos que passaram pela condução do mito inclui nomes consagrados, como os pianistas

    Thelonious Monk e Herbie Hancock e os saxofonistas Sonny Rollins e John Coltrane.

    Gostar de jazz é gostar de Miles Davis. Quem começa a escutá-lo não consegue parar.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024