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    CRÍTICA

    Osesp abre Festival de Campos do Jordão com bonitos solos

    SIDNEY MOLINA
    CRÍTICO DA FOLHA

    01/07/2017 02h00

    Alberto Rocha - 24.jun.2016/Folhapress
    São Paulo, SP, Brasil, 24-06-2016: Marin Alsop, 59, regente titular da OSESP durante concerto na Sala São Paulo. (foto Alberto Rocha/Folhapress) ***EXCLUSIVO REVISTA FOLHA***
    Marin Alsop rege a Osesp em concerto na Sala São Paulo

    ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO (muito bom)
    QUANDO sáb.(1), às 20h30 (Campos do Jordão); dom. (2), às 16h (SP)
    ONDE Auditório Cláudio Santoro, Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Campos do Jordão, tel. (12) 3662-2334 (sab.); Sala São Paulo, praça Júlio Prestes, 16, tel. (11) 3667-9500 (dom.)
    QUANTO R$ 90 (Campos do Jordão); R$ 46 a R$ 213 (São Paulo)

    *

    Música orquestral das Américas do Norte e do Sul: este é o recorte oferecido pela Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) para a abertura da 48ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão na noite deste sábado (1º) -a apresentação será repetida no domingo, na Sala São Paulo).

    O programa regido pela norte-americana Marin Alsop exige internalização das claves rítmicas jazzístico-latinas e suas articulações carregadas de história e beleza. Malambo, maxixe e "blue notes" conduzem a escuta.

    Que a obra brasileira escolhida para o programa seja uma estreia encomendada pela orquestra a um compositor que acaba de completar 40 anos não deve assustar, já que André Mehmari -com sua escrita límpida e eficiente- tem muita experiência.

    Sua peça consiste em variações sobre o tema "Fon-Fon!", de Ernesto Nazareth (1863-1934). O baixo inicial mi-fá-fá sustenido-sol do original pianístico surge na tuba. Há uma variação que nasce das cordas, antes de entrar uma valsa cheia de peripécias.

    Flautim e clarinete sobem em escala, trompa é apoiada por vibrafone; mudanças de compasso e de andamento se sucedem, bem como as citações: Villa-Lobos, Mussorgsky, o próprio Nazareth, Jobim. Um crescendo depois da conversa das harpas traz de volta o tema inicial.

    O artesanato orquestral de André Mehmari persegue uma espontaneidade bem-humorada e virtuosística, um improviso escrito contínuo com os timbres que não caberiam no seu piano.

    Antes das "Variações Fon-Fon!" tivemos as "Variações Concertantes" op. 23 do argentino Alberto Ginastera (1916-1983), com uma competição sem vencedor pelo som mais bonito nos solos dos músicos da Osesp. Se for para escolher apenas um, porém, o voto vai para Ana Valéria Poles na retomada do tema pelo contrabaixo.

    O virtuosismo instrumental de "Fancy Free" quase esconde sua amarração composicional. Original para balé, mostra um Leonard Bernstein (1918-1990) à procura da medida exata entre coração e cérebro, que já começava a aflorar na década de 1940.

    Talvez tenha sido o único momento em que a energia do concerto oscilou (a obra não será apresentada neste sábado em Campos do Jordão, mas retorna amanhã na Sala São Paulo).

    Com o pianista-improvisador Makoto Ozone, a "Rhapsody in Blue" de George Gershwin (1898-1937) ganha tons de Chick Corea e Brad Mehldau. Ele improvisa de fato nas partes solistas: entra e sai da partitura, arrisca-se, não teme romper com o estilo do compositor.

    Seria spoiler contar o que está guardado para o bis? Vamos considerar que não, até porque não dá para exatamente prever o que pode ocorrer quando Makoto Ozone e André Mehmari resolvem improvisar a quatro mãos. Na apresentação de quinta-feira (29) deu em "Águas de Março", de Tom Jobim.

    10 DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

    Osesp, com Marin Alsop (regente) e Makoto Ozone (piano)

    Campos: 1º/7, às 20h30; São Paulo, 2/7, às 16h

    Maria Teresa Madeira
    A pianista gravou a obra completa do Ernesto Nazareth em 12 CDs

    Campos: 6/7, às 17h30

    Orquestra Filarmônica de Goiás
    O premiado jovem pianista Cristian Budu toca Tchaikóvski com a orquestra que evolui a cada ano

    Campos: 7/7, às 20h30; Sala São Paulo: 8/7, às 16h30

    Ensemble Modern

    Jörg Baumann/Divulgação
    Músicos do grupo alemão Ensemble Modern tocam instrumentos de Walter Smetak
    Músicos do grupo alemão Ensemble Modern tocam instrumentos de Walter Smetak

    Referência na música contemporânea, o grupo alemão resgata instrumentos criados pelo homenageado Walter Smetak

    Sala São Paulo: 12/7, às 20h30

    Camerata do Festival
    Mozart com o grupo, sob a batuta da talentosa regente em residência Valentina Peleggi

    Campos: 14/7, às 20h30; São Paulo: 15/7, às 16h30

    Badi Assad e Claudinho Santana
    A musicalidade total do violonista Assad, de graça, na praça

    Campos: 22/7, às 16h30

    Orquestra Juvenil da Bahia
    A fórmula baiana de juntar alta qualidade artística com projeto social relevante

    Sala São Paulo: 22/7, às 16h30; Campos: 23/7, às 16h30

    Quarteto Carlos Gomes
    Os três quartetos do cearense Alberto Nepomuceno na qualificada interpretação do grupo

    Campos: 22/7, às 17h

    Orquestra do Festival, com Alexander Liebreich (regente)
    Repertório com Wagner, Mahler e Strauss, com a participação do barítono Paulo Szot, um dos cantores brasileiros mais atuantes no cenário internacional

    Campos: 22/7, às 20h30; Sala São Paulo: 23/7, às 11h

    Grupo de Música Antiga do Festival
    Sucesso na edição passada, o grupo interpreta o "Stabat Mater" de Haydn. Participação do Coro Acadêmico da Osesp.

    Campos: 28/7, às 20h30; Sala São Paulo: 29/7, às 16h30

    Veja a programação completa em festivalcamposdojordao.org.br

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