• Ilustrada

    Monday, 20-Nov-2017 07:25:02 BRST

    Primeiro trailer da cinebiografia do cantor inglês Morrissey é divulgado

    AUGUSTO PINHEIRO
    DA RFI

    01/07/2017 16h48

    O primeiro trailer da cinebiografia do cantor e compositor britânico Morrissey, que foi vocalista do lendário The Smiths nos anos 1980, foi divulgado nesta sexta-feira (30). O filme vai estrear este fim de semana no Festival de Cinema de Edimburgo, na Escócia, antes de chegar aos cinemas em agosto.

    Batizada de "England is Mine" (a Inglaterra é minha), verso da canção "Still Ill" do The Smiths, a produção é dirigida por Mark Gill, que foi indicado ao Oscar e ao Bafta em 2013 pelo curta "The Voorman Problem".

    No elenco, Jack Lowden ("Dunkerque", "A United Kingdom") interpreta Morrissey, e Jessica Brown Findlay (das séries "Downton Abbey" e "Black Mirror"), sua melhor amiga, Linder Sterling.

    O filme mostra a juventude do artista, um tímido inveterado, e seu início no mundo musical. Em uma entrevista recente, o produtor Orian Williams disse que o enredo acaba quando Morrissey encontra Johnny Marr, guitarrista do The Smiths. Williams também produziu a cinebiografia "Control", de Ian Curtis, vocalista do grupo inglês Joy Division ("Love Will Tear Us Apart") que se suicidou em 1980.

    AUTOBIOGRAFIA

    Em 2013, Morrissey lançou sua autobiografia pela editora Penguin. O cantor, que escreveu canções sobre a solidão e o isolamento, revelou que sua primeira relação séria, com um homem, foi aos 35 anos.

    Conhecido por não falar da vida privada, ele descreve seu romance com o fotógrafo Jake Walters, iniciado em 1994. Morrissey conta que o conheceu em um restaurante e que o fotógrafo o seguiu até sua casa, onde "entrou e ficou por 2 anos". 'Pela primeira vez na minha vida, o eterno 'eu' se tornou 'nós', e, finalmente, consegui me dar bem com alguém'', escreve.

    Divulgação
    Morrissey (segundo à esq.) no The Smiths
    Morrissey (segundo à esq.) no The Smiths

    DE MANCHESTER PARA O MUNDO

    Stephen Patrick Morrissey nasceu no dia 22 de maio de 1959, em Manchester. Na adolescência, o jovem tímido e desajustado passava seu tempo vendo filmes e escutando música. Ele criou um fanzine sobre o New York Dolls (banda de "glam rock" nova-iorquina) e escreveu muitas cartas com críticas musicais para a revista especializada Melody Maker.

    Durante a explosão punk dos anos 1970, ele tentou entrar na banda Slaughter & the Dogs e cantou por um curto período no grupo Nosebleeds. Em 1982, ele conheceu o guitarrista Johnny Marr, e os dois começaram a compor juntos, em uma das parcerias mais produtivas do pop-rock britânico, e criaram a banda The Smiths.

    O single de estreia, "Hand in Glove", fazia referências à homossexualidade e foi uma sensação na cena underground. O primeiro disco, de 1984, levava o nome da banda e foi um grande sucesso.

    Em entrevistas, Morrissey começou a criticar a primeira-ministra britânica ultraconservadora Margareth Thatcher e a pregar o vegetarianismo —tema da arrepiante canção-título do segundo CD de inéditas, "Meat is Murder" (carne é assassinato), de 1985.

    VITÓRIA CONTRA O CÂNCER

    O álbum seguinte "The Queen is Dead" (1986) é considerado uma obra-prima e foi o penúltimo do grupo, que se separou devido às crescentes divergências entre Morrissey e Marr. O derradeiro disco foi "Strangeways, Here We Come" (1987).

    Morrisey se lançou então em carreira solo, e seu primeiro CD, "Viva Hate" (1988), traz dois clássicos absolutos, "Suedehead" e "Everyday Is Like Sunday" (veja vídeos abaixo). Seu último lançamento foi "World Peace Is None of Your Business", em 2014, quando anunciou que lutava contra um câncer na garganta.

    Em 2015, em entrevista ao apresentador americano Larry King, ele falou sobre o diagnóstico e sobre o tratamento e a cura da doença. No início deste ano, ele cancelou sua turnê por problemas nas cordas vocais.

    "Suedehead", de Morrissey

    "Suedehead", de Morrissey

    "Everyday Is Like Sunday", de Morrissey

    "Everyday Is Like Sunday", de Morrissey

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2017