• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 05:19:12 -03

    Nova série retrata a explosão do crack em Los Angeles

    SCOTT TOBIAS
    Do "WASHINGTON POST"

    04/07/2017 02h00

    Mark Davis/FX/Divulgação
    (L-r) Malcolm Mays as Kevin, Damson Idris as Franklin and Isaiah John as Leon in "Snowfall." MUST CREDIT: Mark Davis, FX ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    No centro, Franklin Saint (Damson Idris), um garoto de 19 anos que tenta expandir seu negócio de tráfico de maconha

    "Snowfall", a nova série do Fox Premium 2, começa em um quarteirão do sul de Los Angeles no verão de 1983. O sol brilha entre palmeiras. Jatos de água irrigam gramados. Crianças correm para o caminhão de sorvete.

    Ouve-se o groove de Ronnie Hudson and the Street People inundando a trilha sonora e recriando a atmosfera de festa da região de Compton. A comunidade parece transbordar vitalidade.

    Essa imagem é a foto do "antes". O tema da série é a foto do "depois", um retrato da epidemia de crack que em breve devastaria aquelas ruas.

    Para John Singleton, um dos criadores da série, é importante que a plateia compreenda que a região passou por uma dramática transição.

    "South Central tem algo de gueto. É bonito. É Los Angeles. Há palmeiras. As cores são muito vibrantes. Há sempre crianças brincando na rua, especialmente na primavera e no verão. Lembro da época como uma das melhores da minha vida", relata Singleton.

    Ele recorda os perigos de sua juventude, e como aprendeu a se manter do lado certo de algumas fronteiras invisíveis, por medo de tiros.

    "Havia pessoas que mal estavam chegando à adolescência e já estavam tentando ganhar dinheiro, e tinham acesso a armas. As pessoas eram muito impulsivas à época."

    "Snowfall" representa um retorno ao lar para Singleton, uma volta às locações de seu longa de estreia "Os Donos da Rua", de 1991. Aos 24 anos, ele foi a pessoa mais jovem e o primeiro negro a ser indicado para o Oscar de melhor diretor.

    Seu sucesso impulsionou o surgimento de uma onda de cineastas negros que revelaram a realidade de regiões urbanas que eram pouco vistas e muito mal compreendidas.

    No diversificado elenco de personagens e facetas do tráfico em "Snowfall", Franklin Saint (Damson Idris) poderia ser um dos protagonistas de "Os Donos da Rua" -um traficante de maconha de 19 anos que aproveita a oportunidade de expandir seu negócio e toma um caminho sem retorno.

    "Snowfall" retrata a explosão do crack, da maldade e inconsequência de políticos e da polícia às pessoas dilaceradas pelo vício e pela violência.

    "Se essa droga não tivesse chegado, o que teria acontecido?", pergunta o coprodutor Dave Andron. "A geração seguinte teria educação melhor, derrubaria mais barreiras? Mas ocorreu o oposto, uma praga lançada contra uma comunidade, que resultou em décadas de atraso para ela e outras semelhantes no país."

    A série aborda também o tema controverso da atuação de um agente da CIA na expansão da droga. O senso generalizado de exploração -de lucros realizados sobre o sofrimento das pessoas mais vulneráveis- é uma força propulsora da nova série de dez episódios de uma hora cada um.

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    SNOWFALL
    QUANDO seg., às 22h, no Fox Premium 2, estreia em 24/7, e no site Fox Play

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024