• Ilustrada

    Monday, 06-May-2024 01:58:25 -03

    Rapper Don L inicia trilogia reversa inspirado em Karim Aïnouz

    BRUNO B. SORAGGI
    DE SÃO PAULO

    07/07/2017 02h10

    Bruno B. Soraggi/Folhapress
    Retrato do rapper de Fortaleza Don L, que acaba de lançar disco 'Roteiro pra Aïnouz vol.3
    Retrato do rapper de Fortaleza Don L, que acaba de lançar disco 'Roteiro pra Aïnouz vol.3'

    Desde que lançou a mixtape "Caro Vapor/Vida e Veneno de Don L" e se mudou de Fortaleza para São Paulo, em 2013, o rapper Don L, 36, passou a observar a realidade e a usar um verbo para descrever a sensação que tinha no processo. "O bagulho 'aïnouziou'", diz o cearense batizado Gabriel Linhares Rocha, um dos fundadores do grupo Costa a Costa.

    A palavra, explica ele, resume a falta de pertencimento pleno e toma como base o sobrenome de Karim Aïnouz, seu conterrâneo e diretor de "Praia do Futuro", "Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo" e "O Céu de Suely".

    "Os filmes dele têm essa coisa de uma busca, de nunca se sentir completo. De sentir-se estrangeiro no lugar para onde você vai e depois no lugar de onde veio", afirma Don L. "Isso é bem 2017. Estamos em uma situação sinistra sem saber o que vai acontecer. Meu novo trabalho fala dessa sensação", diz o MC sobre seu disco mais recente.

    Nas nove faixas de "Roteiro pra Aïnouz, Vol. 3", lançado com recursos próprios no fim de junho em serviços de música na internet, o rapper vai da desilusão a novas ilusões em rimas sobre a artificialidade potencializada pela busca de retorno imediato; critica o contexto da produção de música (e de rap) no Brasil, que, avalia ele, muitas vezes se baseia em fórmulas sem inventividade; e traz uma lufada de esperança calejada.

    "A arte tem o privilégio de fazer as pessoas sentirem antes mesmo de entenderem, então acho que é meio estúpido pensar só a curto prazo e não arriscar mais coisas."

    Com produção de Don L e Deryck Cabrera e participação de Leo Justi, Thiago França, Fernando Catatau, Nego Gallo, Terra Preta e Lay, "RPA, Vol. 3" é o primeiro disco, mas último episódio, de uma trilogia autobiográfica que será contada do fim (São Paulo) para o começo (Fortaleza). Sem previsão de lançamento, os outros discos tratarão da chegada de Don L à capital paulista e de sua saída do Ceará.

    Ouça no deezer

    *

    ROTEIRO PRA AÏNOUZ, VOL. 3
    AUTOR: Don L
    GRAVADORA: independente
    ONDE: Spotify e Youtube

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024