• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 02:24:39 -03

    Festival Jazz na Fábrica trará atrações de oito países

    CARLOS CALADO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    07/07/2017 13h33 - Atualizado às 00h25
    Erramos: esse conteúdo foi alterado

    Rogério Cassimiro - 23.mai.2002/Folhapress
    O pianista sul-africano Abdullah Ibrahim, durante apresentação no 3º Chivas Jazz Festival em São Paulo
    O pianista sul-africano Abdullah Ibrahim, durante apresentação no 3º Chivas Jazz Festival em São Paulo

    As melodias africanas do pianista Abdullah Ibrahim, o jazz moderno do trompetista Roy Hargrove, a música universal de Hermeto Pascoal, o mix de soul, funk e hip hop do baixista e cantor Thundercat. Essas são algumas das atrações do Jazz na Fábrica, festival que voltará a ocupar os dois palcos do Sesc Pompeia, em São Paulo, de 10 a 27 de agosto.

    Em sua sétima edição, esse evento conserva o perfil que o transformou em um dos maiores e mais antenados festivais do gênero no país. Ao destacar a diversidade de estilos do jazz e suas múltiplas influências na música instrumental de diferentes países, o Jazz na Fábrica revela a globalização desse gênero musical.

    A programação começa em 10/8, com três apresentações do trompetista norte-americano Eddie Allen. Influenciado pelo jazz de vanguarda de Chicago, ele Já tocou com mestres dessa vertente, como Muhal Richard Abrams e Lester Bowie. Virá acompanhado por seu septeto.

    Outras duas atrações do evento também se ligam ao universo da vanguarda. Formada em 1966 pelo pianista alemão Alexander von Schlippenbach, a Globe Unity Orchestra manteve acesa a fúria iconoclasta do free jazz durante duas décadas. Nos últimos anos voltou a se reunir em ocasiões especiais.

    Considerada uma pioneira da música eletrônica, a cantora e compositora nova-iorquina Annette Peacock se destacou ao lado de jazzistas de renome, como Gary Peacock (seu ex-marido), Paul Bley e Paul Motian. Seus dois concertos serão no formato voz e piano.

    A atuação do pianista e compositor Abdullah Ibrahim foi essencial para o estabelecimento de uma original cena jazzística na África do Sul, onde nasceu. Influenciado pelo mestre Duke Ellington (1899-1974), que o introduziu nos Estados Unidos, ele desenvolveu uma obra de grande personalidade, marcada pelo lirismo das melodias de seu país natal.

    Reprodução
    O trompetista de jazz Roy Hargrove, que fará show em São Paulo
    O trompetista de jazz Roy Hargrove, que fará show em São Paulo

    Também ligado à tradição do jazz, o trompetista Roy Hargrove já é mais conhecido do público brasileiro. Desde os anos 1990, quando despontou como revelação, tem alternado projetos acústicos e eletrônicos. Além de seu quinteto, trará como convidada a italiana Roberta Gambarini, ótima cantora de jazz.

    Badalado na cena pop alternativo, o baixista, compositor e cantor californiano Stephen Bruner, mais conhecido por Thundercat, já tocou com a banda Suicidal Tendencies e com a cantora Erykah Badu. "Drunk", seu último álbum, traz participações de Pharrell Williams e Kendrick Lamar, entre outros.

    O elenco internacional do 7º Jazz na Fábrica inclui ainda o guitarrista moçambicano Jimmy Dludlu, o cantor ganense Pat Thomas, a Debo Band (liderada pelo saxofonista etíope-americano Danny Mekonnen), o guitarrista Juan Chicuelo e o pianista Marcos Mezquida. Já o jazz de Israel será representado por duas atrações: o trompetista Itamar Borochov e a flautista Hadar Noiberg.

    Além do grande Hermeto Pascoal e seu grupo, que prometem tocar o repertório do ainda inédito álbum "No Mundo dos Sons" (selo Sesc), o elenco brasileiro inclui o excelente trio do baterista gaúcho Nenê, a parceria do guitarrista Emiliano Sampaio com a Soundscape Big Band, a banda feminina Jazzmin's e o pianista pernambucano Amaro Freitas, recém-revelado com o belo álbum "Sangue Negro".

    Os ingressos começam a ser vendidos no início de agosto, por meio do site do Sesc SP (www.sescsp.org.br ) e nas bilheterias de suas unidades.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024