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    Coleção Folha traça em livro mundo de composição cubista

    JULIANA CALDERARI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    09/07/2017 02h00

    Reprodução
    A obra "Les Demoiselles d'Avignon" de 1907, do pintor Pablo Picasso, quadro do MoMA. [FSP-Mais!-06.10.96]*** NÃO UTILIZAR SEM ANTES CHECAR CRÉDITO E LEGENDA***
    'Les Demoiselles d'Avignon', quadro de 1907 de Picasso

    Em 1907, quando exibiu "Les Demoiselles d'Avignon" -quadro em que cinco jovens são vistas simultaneamente de frente e de perfil, com seus rostos e suas silhuetas se confundindo em linhas assimétricas-, Pablo Picasso revolucionou a história da pintura.

    Ao levar um passo adiante a análise da forma usada por Cézanne, Picasso fragmentou-a em pequenos cubos. Cabia ao espectador, diante da tela, a tarefa de montar esse quebra-cabeça de várias visões espaciais e formar um todo.

    As cores e os tons neutros como marrom, azul e cinza também apontavam outra direção para as artes plásticas. A principal novidade, porém, era que a pintura se mostrava independente das precondições dadas pela natureza.

    Essa nova forma de representação artística, que recebeu o nome de cubismo, é apresentada no quinto livro da Coleção Folha O Mundo da Arte, disponível nas bancas no próximo domingo (16).

    O movimento foi muito rico. Teve diferentes fases durante sua evolução e suas características foram reinterpretadas por outros movimentos como o futurismo, o o abstracionismo e o construtivismo.

    Durante esse período, os pintores inovaram ao criar objetos com materiais variados e incorporaram a colagem à pintura. O material, que até então tinha um papel secundário na obra, passou a ajudar o artista a se expressar.

    Picasso e o pintor Georges Braque, por exemplo, usavam tecidos, papeis de parede e recortes de jornal para expressar a vida cotidiana.

    As ideias que se tinham sobre escultura também foram deixadas para trás quando Edgar Degas apresentou ao mundo uma figura em cera, com cabelo natural e vestida com roupas de verdade. Foi chamada de "pequeno monstro" pelos críticos de arte.

    Diversos outros artistas fizeram experimentos com formas, materiais, cores e texturas. O quarto volume da coleção reúne as histórias de 12 nomes do cubismo, como Marcel Duchamp, Robert e Sonia Delaunay e Fernand Léger.

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