• Ilustrada

    Wednesday, 01-May-2024 20:45:58 -03

    'Sansa parou de morder a isca', diz ator que faz o Mindinho na série 'GoT'

    DE SÃO PAULO

    20/07/2017 15h00

    Helen Sloan/Divulgação
    Jon Snow (Kit Harington) e Petyr 'Mindindo' Baelish (Aidan Gillen) no segundo episódio da 7ª temporada de 'GoT
    Jon Snow (Kit Harington) e 'Mindinho' Baelish (Aidan Gillen) no episódio 2 da 7ª temporada de 'GoT'

    Aidan Gillen interpreta um dos personagens mais enigmáticos da série "Game of Thrones", Petyr Baelish, o "Mindinho".

    O ator irlandês, que apareceu recentemente no filme "Rei Arthur: A Lenda da Espada", de Guy Ritchie, continua tentando exercer sua influência, sempre perto do poder, seja com os Lannisters, no começo da série, seja ao lado de Sansa, na atual sétima temporada, exibida aos domingos na HBO. Mas "nem sempre ela morde a isca, está ficando mais esperta", observa, sobre a personagem de Sophie Turner.

    Gillen brinca sobre a dualidade de seu personagem, que intriga os fãs nas ruas. "Eu acho que algumas pessoas ficam confusas. Tem gente que me diz: 'o seu personagem me deixa confuso porque... eu gosto de você'. Eu acho que é isso mesmo que você quer com o papel de vilão (...)".

    Confira a entrevista completa abaixo.

    *

    Como o "Mindinho" está no início da temporada?

    No início o "Mindinho" está em uma situação que é a sequência natural da sexta temporada. Ele estava em pé contra a parede no grande hall em Winterfell, na sombra. Na sua primeira cena da sétima temporada, ele está no mesmo lugar, então eu achei que ficar parado exatamente no mesmo lugar, no mesmo ângulo, seria interessante. Antes queríamos saber o que ele estava fazendo e agora queremos saber o que ele vai fazer. É claro que ele está trabalhando uma parte da sua influência na estrutura de poder de Winterfell, que está sob o comando de Jon.

    Durante a sexta temporada, e talvez desde o fim da quinta, vimos que o "Mindinho" estava tentando deixar a Sansa com dúvidas. Essas dúvidas eram sobre a legitimidade do irmão dela como líder, na verdade, dúvidas sobre a legitimidade dele como irmão. O quanto ele é irmão mesmo, biologicamente? O que você, Sansa, realmente ganhou ao salvá-lo na Batalha dos Bastardos? Ela não merecia mais? É o que o "Mindinho" faz –ele influencia as pessoas. Ele vai tentar conduzir as pessoas em certa direção, mas nem sempre consegue. E a Sansa nem sempre morde a isca porque ela está ficando mais esperta.

    Por que ele faz isso? Para ter poder, por diversão?

    Por diversão seria a resposta certa. Não é só pelo resultado, é pela emoção da manipulação nesse nível, pelo perigo, porque, por mais que os planos dele sejam muito bem arquitetados, eles podem facilmente dar errado em algum ponto e isso seria o fim da história. Mas quem não corre grandes riscos não obtém grandes resultados. Para ele se trata de um jogo, de diversão, e você quer ser visto se divertindo. Isso torna o personagem ainda mais interessante. Se ele fosse só desonesto e desagradável, eu acho que as pessoas perderiam o interesse. Então eu sempre procurei me divertir e mostrar um lado brincalhão dele.

    Os fãs vaiam e assobiam quando te veem?

    Eu não ouço muitas vaias nem assobios. Eu fui cumprimentado muito cordialmente por um grupo de estudantes do lado de fora de um trem em Manchester outro dia. Eles disseram: "Mindinho"! Parecia que tinham encontrado o tio preferido saindo de um trem com guloseimas. Eu acho que algumas pessoas ficam confusas. Tem gente que me diz: "o seu personagem me deixa confuso porque... eu gosto de você".

    Eu acho que é isso mesmo que você quer com o papel de vilão. É importante mostrar que ele pode sair impune das situações, exatamente porque as pessoas o consideram de certa forma confiável ou atraente. Sem isso, simplesmente não funcionaria. E os planos dele são tão bem pensados, há tanto tempo –dá uma certa alegria ver como eles se desenvolvem.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024