• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 16:46:33 -03

    CRÍTICA

    'Dunkirk' mostra que cinema ainda pode expandir nossa percepção

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    25/07/2017 02h00

    DUNKIRK (ótimo)
    DIREÇÃO Christopher Nolan
    ELENCO Fionn Whitehead, Damien Bonnard, Aneurin Barnard
    PRODUÇÃO EUA, 2017, 14 anos
    Veja salas e horários de exibição.

    *

    Um filme de guerra em que quase não há sangue. Tampouco vísceras expostas, braços e pernas despedaçados ou o clássico último suspiro do soldado nos braços de um colega de inferno. Christopher Nolan depurou esses ingredientes tradicionais do gênero para alcançar a meta de ter o mundo a seus pés.

    O diretor britânico vem, há quase duas décadas, conquistando uma legião. Uma parcela menor e menos entusiasmada manteve-se reticente, detectando ali mais malabarismos do que revolução.

    Fãs e críticos, porém, concordam num ponto: os filmes de Nolan têm uma ambição cinematográfica, o que é estimulante num momento em que muitos só enxergam o futuro na tela da TV.

    "Dunkirk" reitera o prazer do cineasta em testar sua originalidade confrontando-se com os códigos estabelecidos do cinema de gênero. Depois de inverter o policial, bagunçar o heroísmo de um ícone das HQs e rejuntar física e metafísica na ficção científica, Nolan aborda um gênero pouco maleável e que acumulou um histórico de grandezas –graças a Renoir, Hawks e Kubrick, para abreviar um longuíssimo "name-dropping".

    Em busca de um encaixe nesse panteão, Nolan propõe outros pontos de vista. Sua guerra deixa de ser uma situação-limite na qual a moral aparece exposta e estraçalhada como os corpos. "Dunkirk" também não contrapõe o discurso antibelicista ao voyeurismo sádico. Nem insiste na mitologia do heroísmo militar, preferindo conduzir nossa empatia na direção do homem desarmado.

    Essa ideia de perspectiva é essencial ao filme, que não a associa a um protagonista, mas a alterna conforme o ângulo da ação: no centro, acompanhando um jovem soldado, do alto, com um piloto audaz, e à distância, junto ao pai que ruma com os filhos num pequeno barco. Não só um filme de guerra, mas muitos.

    À oscilação espacial corresponde a variação temporal, com pedaços narrativos que dão ao espectador o prazer de montar um quebra-cabeças. Essas soluções se completam com uma construção sônica e musical que desorienta sensorialmente e potencializa a proposta de imersão.

    Os nostálgicos vão se perguntar onde estará o cinema em meio a tanta saturação. Resposta: no espetáculo. Nolan junta o século 19 no 21 demonstrando que o cinema –ainda– tem poderes para expandir nossa percepção.

    Não só alegoria pró ou anti-"brexit", "Dunkirk" é também uma máquina de guerra contra a qual nem Netflix nem PlayStation têm –ainda– arsenal para derrotar.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024