• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 13:54:44 -03

    CRÍTICA

    Brasileiro 'Love Film Festival' narra história de amor previsível

    NAIEF HADDAD
    DE SÃO PAULO

    27/07/2017 01h00

    LOVE FILM FESTIVAL (regular)
    DIREÇÃO Manuela Dias, Vinicius Coimbra, Bruno Safadi, Juancho Cardona
    ELENCO Leandra Leal, Manolo Cardona, Nanda Costa
    PRODUÇÃO Brasil, 2015, 16 anos
    Veja salas e horários de exibição

    *

    A realização do brasileiro "Love Film Festival" é um compêndio de múltiplos.

    Concebido por Manuela Dias, autora da boa minissérie "Justiça" (2016), da TV Globo, o filme romântico é dirigido por Vinicius Coimbra, Bruno Safadi e Juancho Cardona, além da própria Manuela.

    As filmagens se estenderam por nada menos que seis anos e aconteceram em cidades de quatro países: Rio, Porto (Portugal), Cartagena (Colômbia) e Chicago (EUA).

    Esse caráter múltiplo na produção poderia ser um trunfo para o filme desde que estivesse a serviço da singularidade na trama. Em geral, não é esse o caso.

    Há alguns lances originais aqui e ali, mas prevalecem fórmulas desgastadas de narrativas românticas. O cinema precisa mesmo de mais colheres de açúcar?

    A diretora e roteirista brasileira Luzia (Leandra Leal, cativante como sempre) e o ator e diretor colombiano Adrian (Manolo Cardona) se conhecem em um festival na cidade do Porto. O encantamento de um pelo outro se instala tendo ao fundo imagens de cartão-postal. A beleza lusitana sempre merece o olhar da câmera, mas haja reiteração...

    DESIDRATAÇÃO

    O romance ata e desata em festivais promovidos nos anos seguintes. Conduzir o tempo por meio das premiações do cinema tem lá seu charme, mas o recurso acaba desidratado com a sucessão de enfadonhos discursos de agradecimento.

    Esses pontos frágeis ficariam menos evidentes se, em vez de abusar das cenas "graciosas", a história de amor fosse capaz de provocar surpresas expressivas. É justamente nesse aspecto que "Love Film" corre menos riscos.

    Múltiplo em tantos aspectos, o filme de Manuela Dias se abstém de ser único no que mais importa. É uma história de amor que se desenvolve de modo previsível, mais uma entre tantas e, como elas, "Love Film" tende a cair no esquecimento.

    Assista ao trailer de 'Love Film Festival'

    Assista ao trailer de 'Love Film Festival'

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024