• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 20:04:27 -03

    Flip

    CRÔNICA

    Com Lima Barreto, Flip retoma a boêmia romântica da belle époque

    MAURÍCIO MEIRELES
    ENVIADO ESPECIAL A PARATY

    27/07/2017 02h10

    Desde que a Flip deixou de trazer grandes estrelas para seu show de abertura, em 2015, fala-se em uma festa sem festa. Naquele ano, o evento literário colocou para tocar Luís Perequê, um artista local.

    À época, para se ter ideia, uma reportagem nesta Folha dizia que o momento mais animado de sua apresentação foi quando um cachorro invadiu o palco.

    A parte mais viva da boêmia, então, continuava intensa apenas em festas com cercadinho VIP, acessíveis apenas à fauna do meio literário –ou a quem conhecesse alguém que conhecesse alguém.

    A vida na rua não era desprezível, mas também não chegava a apresentar todo o potencial de sua alma encantadora. Os tempos em que era possível encontrar um Gay Talese na praça, com as bochechas coradas pelo álcool, haviam ficado para trás.

    Sob as bênçãos de um escritor que gastou muita sola de sapato por aí, Lima Barreto, essa vida está de volta. A programação concentrada na praça da Matriz ajuda.

    A roda de samba da livraria Folha Seca, uma das vivazes do Rio de Janeiro, onde bêbados choram comovidos, está em Paraty para uma apresentação neste sábado (29).

    Nesta quinta (27), Luiz Antonio Simas, Alberto Mussa e Felipe Botelho Corrêa –convidados da Flip– ressuscitarão na rua do Comércio o Café Papagaio, onde Lima Barreto tomava seus tragos. Como diz um anúncio da época, era um local que "vendia até café".

    Uma pequena multidão deve ser reunir, também no sábado, na Festa do Policarpo, promovida pelo site "Publishnews", vestindo cartola. A farra acontece na praia do Pontal, onde ano passado alguns viram o sol nascer.

    A boêmia romântica de belle époque carioca, quando Lima Barreto escrevia, está em Paraty. O autor, que reclamava das calçadas esburacadas de Todos os Santos, seu bairro, só estaria em apuros nas ruas irregulares da cidade. Cuidado ao trocar as pernas.

    Flip

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024