• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 12:36:05 -03

    Crítica

    'Crônicas Saxônicas' é como 'Game of Thrones' para adultos

    RICARDO BONALUME NETO
    DE SÃO PAULO

    29/07/2017 02h00

    O PORTADOR DO FOGO (VOL. 10 - CRÔNICAS SAXÔNICAS) (ótimo)
    QUANTO: R$ 44,90 (322 PÁGINAS)
    AUTOR: Bernard Cornwell
    TRADUÇÃO: Alves Calado
    EDITORA: Record

    *

    OK, são dez livros que não têm nem dragão, nem anão, nem gigante. A série "Crônicas Saxônicas" do escritor britânico Bernard Cornwell é feita para adultos, não para os adolescentes imaturos (admito, todos são) ou adultos infantilizados (boa parte da população mundial) que assistem à série de TV "Game of Thrones".

    As "Crônicas" têm o mesmo pano de fundo básico: sexo e violência, especialmente esta última. Mas tem algo que aquela série pastiche não tem: história. Seriedade.

    Divulgação
    Créditos: Divulgação Legenda: cena da batalha da sexta temporada de "Game of Thrones" ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Cena da batalha da sexta temporada de 'Game of Thrones'

    "Antes que ele pudesse se recuperar, bati em seu rosto com o pomo da empunhadura. Acertei a borda do elmo, mas com força suficiente para fazê-lo cambalear. O sujeito ainda estava tentando recuperar a postura para me enfrentar quando enfiei a espada de Renwald nas suas tripas. A lâmina estava cega, mas mesmo assim a ponta perfurou a cota de malha, rasgou o gibão de couro que ele usava por baixo e penetrou em sua bexiga."

    É assim que Cornwell descreve combates. Isso ele tem em comum com a série dos dragões, anões e gigantes.

    Repare nos uniformes, repare nas armas, nas táticas. "Game of Thrones" é uma bobagem empilhada em cima de besteiras e de alguns poucos dados factuais. Dá ânsias em adultos.

    Os livros de Cornwell, sem dúvida o melhor romancista histórico em atividade, têm algo muito melhor: veracidade, uma boa fundação em dados históricos, incluindo raros e caros livros antigos. Para isso existem bibliotecas.

    SHARPE

    Ele já tinha conseguido isso antes com os livros sobre o soldado britânico Richard Sharpe, que lutou na conquista britânica da Índia e depois nas guerras contra Napoleão. Sharpe também virou série de televisão, infelizmente pouco conhecida fora do Reino Unido.

    Sharpe era muito bom, assim como o magnífico Uthred, o guerreiro saxão das "Crônicas", criado por vikings no século 9 d.C.

    A saga teve duas temporadas (nos anos de 2015 e 2017) produzidas pela BBC e pela Netflix, com o nome "The Last Kingdom".

    "Game of Thrones" literalmente quer dizer "Jogo de Tronos". Yes, isso aconteceu no país que ainda não tinha um nome e finalmente virou a Inglaterra. Havia vários reinos saxões, os vikings vieram e construíram os seus. Não faltavam reinos e tronos. O que faltava era unir o país sob um mesmo rei.

    Isso começou com Alfredo, o Grande. Um rei carola, obcecado pela religião cristã, mas que era um brilhante estrategista. E, nos livros de Cornwell, ele e seus sucessores obtiveram o melhor guerreiro de todos. Sim, Uhtred de Bebbanburg.

    SEM SPOILERS

    Ela ainda existe, uma fortaleza no norte inglês, o castelo de Bamburgh (na Nortúmbria). Bebbanburg pertencia à família de Uhtred, mas foi usurpada por um tio traíra, depois sucedido por um primo do guerreiro.

    Durante nove livros Uhtred sonhou em reconquistar Bebbanburg. No décimo, "O Portador do Fogo", ele tenta de novo (no spoilers, please).

    O enredo é sensacional. Para tentar conseguir retomar seu lar, ele vai ter que lidar com vários inimigos ao mesmo tempo.

    O Portador Do Fogo (Vol. 10)
    Bernard Bernard
    l
    Comprar

    Sem dúvida é um dos melhores livros da série. Curiosamente, como diz Cornwell nas notas históricas que acrescenta no final de cada livro, é o que teve menos base na realidade.

    Tanto faz. É um livro de um escritor competente feito para leitores adultos. E a série vai continuar. A Inglaterra ainda não está unificada.

    O mundo tem mais de sete bilhões de pessoas. Adultos de verdade são, infelizmente, uma minoria.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024