• Ilustrada

    Tuesday, 30-Apr-2024 19:12:53 -03

    Opinião

    Não se fazem mais paródias como 'Tem um Louco Solto no Espaço'

    SANDRO MACEDO
    EDITOR-ASSISTENTE DE CULTURA

    14/08/2017 02h10

    Em 1987, quando foi lançado, "S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço" era só mais uma paródia de Mel Brooks.

    Comediante de mão cheia, o diretor/roteirista/produtor/ator Brooks já havia dado ao cinema algumas de suas melhores paródias, como "Banzé no Oeste", "O Jovem Frankenstein" e "Alta Ansiedade", que faziam chacota de clássicos do faroeste, do terror e do suspense, respectivamente.

    Com "Spaceballs" (título original de "S.O.S.") Brooks satirizava filmes de ficção e fantasia, com mais ênfase em "Star Wars", de George Lucas.

    Entre os personagens, dois comediantes de sucesso dos anos 1980 apareciam em papéis supostamente secundários, mas com as melhores piadas: John Candy, como uma espécie de Chewbacca com cabeça de cachorro; e o baixinho Rick Moranis, com seus óculos de grau e um capacetão, no papel de Dark Helmet, a versão do vilão Darth Vader.

    Reprodução
    John Candy, Daphne Zuniga e Bill Pullman em cena de 'S.0.S. - Tem um Louco Solto no Espaço', que completa 30 anos
    John Candy, Daphne Zuniga e Bill Pullman em cena de 'S.0.S. - Tem um Louco Solto no Espaço'

    Brooks ainda reservou para si dois papéis, o do ditador espacial e o de Yogurt, o Yoda da comédia. Os bonitinhos Bill Pullman e Daphne Zuniga completavam o elenco.

    Algumas piadas pareciam para um público muito específico, como a do merchandising do filme dentro do próprio filme, uma brincadeira com os bilhões de produtos da franquia "Star Wars".

    As paródias não sumiram do filme, só caíram para um padrão abaixo da crítica com filmes como os quase escatológicos "Todo Mundo em Pânico" e "A Saga Molusco", filmes que estão em "velocidade ridícula" atrás de "S.O.S."

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024