• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 19:18:47 -03

    Ana Kutner homenageia os pais, Paulo José e Dina Sfat, em peça sobre o afeto

    MARIA LUÍSA BARSANELLI
    DE SÃO PAULO

    17/08/2017 02h10

    Felipe Lima/Divulgação
    A atriz Ana Kutner estreia em São Paulo o monólogo "Passarinho"
    A atriz Ana Kutner estreia em São Paulo o monólogo "Passarinho"

    Em "Passarinho", monólogo que estreia nesta quinta (17) em São Paulo, Ana Kutner busca no seu mundo particular sentimentos universais.

    É uma investigação sobre o afeto –"como a gente se deixa afetar pelo outro e como a gente afeta o outro". Para isso, resgata a sua história, em especial o relacionamento com os pais, os atores Paulo José e Dina Sfat (1939-89).

    Porém não se trata de um trabalho biográfico. "Tem uma parte em que eu conto histórias da família, mas a peça fala de muito mais coisas: histórias de amor, relacionamento, morte. A questão familiar é um pedaço do todo", diz Ana, que é dirigida pela irmã mais nova, Clara Kutner.

    "São temas universais. E isso me deu liberdade para não ter nenhum tipo de cabotinagem, de estar contando apenas as minhas histórias."

    Na sua costura de tramas, Ana passa também por histórias inventadas. Nesse caldeirão, "há um pouco do que se viveu e um pouco do que se construiu", explica ela.

    APELIDO

    Passarinho é como Ana foi apelidada na infância. "As minhas irmãs [Clara e Bel Kutner] me chamavam assim." A nomenclatura, afirma a atriz, não remete apenas ao aspecto "fofo" do bicho, mas também a sua esperteza e à ideia de voo, que embute um conceito de risco.

    A peça é a primeira dramaturgia assinada por Ana. "Fiquei apavorada num primeiro momento. Mas era um desejo falar desse assunto."

    O afeto, contudo, é um tema que perpassa há um tempo os trabalhos da atriz. Em "Horses Hotel" (2013), por exemplo, ela falava do amor, muito influenciada pela obra da geração beatnik.

    "Não é à toa que muitas pessoas estejam tratando disso", comenta. "O mundo está muito violento, estamos vivendo nos extremos, o retrocesso hoje é superlativo."

    *

    PASSARINHO
    QUANDO qui. a sáb., às 20h30 (sessão de 7/9, às 18h); até 16/9
    ONDE Sesc Pinheiros - auditório, r. Paes Leme, 195, tel. (11) 3095-9400
    QUANTO R$ 7,50 a R$ 25
    CLASSIFICAÇÃO 16 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024