• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 21:40:19 -03

    Clarice Lispector e Emily Dickinson abrem Coleção Folha de literatura

    AMANDA LUZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    18/08/2017 02h00

    Divulgação
    A escritora Clarice Lispector em Berna, na Suíça
    A escritora Clarice Lispector em Berna, na Suíça

    A partir do ponto de vista de ser mulher no mundo, grandes escritoras brasileiras e estrangeiras refletem os desafios e transformações da sociedade através dos tempos em 30 obras clássicas selecionadas pela Coleção Folha Mulheres na Literatura. A série chega às bancas no domingo (20) com dois volumes: "Poemas Escolhidos", da americana Emily Dickinson, e "Perto do Coração Selvagem", da brasileira Clarice Lispector.

    Contemplando o mundo de lugares e épocas distintas, ambas representam diferentes registros do melhor da literatura mundial em poesia e prosa, respectivamente.

    Os mais de 1.700 poemas de Emily Dickinson só vieram a ser conhecidos publicamente após a sua morte, no século 19, porque a autora viveu metade da vida em reclusão autoimposta. "Desde então, sucessivas edições de sua obra fizeram com que ela atingisse o epicentro da poesia norte-americana, ao lado de Walt Whitman", diz Manuel da Costa Pinto, crítico literário, colunista da Folha e curador da coleção.

    Já Clarice Lispector se tornou um dos maiores nomes da literatura brasileira ao inaugurar no país a prosa de sondagem interior em meados do século passado. No entanto, só entrou para o cânone da literatura mundial na última década, após ter a sua biografia publicada pelo americano Benjamin Moser, em 2009.

    A narrativa da autora, caracterizada pelo uso do fluxo de consciência, segue uma das grandes tendências da ficção do século 20. "O desvelamento introspectivo, que dá início à literatura moderna, foi refinado com James Joyce e Virginia Woolf, abrindo o veio da técnica de fluxo de consciência, a ser trilhado depois pela Clarice Lispector", diz Costa Pinto.

    Divulgação
    Livros de Clarice Lispector e Emily Dickinson da Coleção Folha Mulheres na Literatura
    Livros de Clarice Lispector e Emily Dickinson da Coleção Folha Mulheres na Literatura
    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024