• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 22:34:53 -03

    Vingadores são Beatles e Defensores são Ramones, afirma Punho de Ferro

    GUILHERME GENESTRETI
    ENVIADO ESPECIAL À CIDADE DO MÉXICO

    20/08/2017 02h00

    Sarah Shatz/Divulgação
    Krysten Ritter, Finn Jones, Charlie Cox, Mike Colter em cena de 'Os Defensores
    Atores Krysten Ritter, Finn Jones, Charlie Cox e Mike Colter em cena de 'Os Defensores'

    Há os Vingadores, grupo que reúne Capitão América, Thor, Hulk etc. Também tem a Liga da Justiça, com Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha. Criaram até o Esquadrão Suicida, só com "outsiders". Anote aí mais um balaio de gato de heróis: Os Defensores, que estão no ar com uma série na Netflix.

    O grupo reúne quatro personagens que já tinham seus próprios seriados solo, também no catálogo do serviço de streaming –Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. E o que os torna únicos nessa profusão de times de heróis?

    "Se os Vingadores são os Beatles, os Defensores são os Ramones ou o Nirvana", responde o ator britânico Finn Jones, que interpreta o Punho de Ferro. "Temos nossas pequenas falhas, nossos limites são claros."

    Jessica Jones, a investigadora paranormal, tem um fraco pela bebida, por exemplo. O indestrutível Luke Cage passou um tempo na cadeia. Eles transam, falam palavrões, vez ou outra cruzam algum limite ético que seria intransponível para super-heróis mais certinhos.

    Quando a trama de "Os Defensores" começa, cada um dos heróis enfrenta as próprias agruras. Em comum, o fato de zanzarem por Nova York e de os fios que os conectam já terem sido devidamente implantados nas respectivas séries.

    A trama é o que menos importa; basta saber que ao longo dos oito episódios da temporada, os quatro vão unir forças, a despeito de uma outra desavença interna, para salvar o mundo.

    Pioneiro em interpretar um super-herói na Netflix, o londrino Charlie Cox diz se sentir menos pressionado agora que pode dividir o fardo com os outros atores.

    "A caracterização não está mais em jogo. A questão agora é como eles se relacionam e como a história funciona", diz ele, que vive o Demolidor –advogado cego durante o dia e vigilante mascarado durante a noite.

    Caracterização foi o que chamuscou o ator Finn Jones quando vestiu o manto do Punho de Ferro. No lançamento de sua série solo, houve queixas de que o personagem, versado em artes marciais, deveria ser vivido por um ator de origem asiática.

    "Sou solidário à representatividade", diz o ator à reportagem, na Cidade do México. "Mas, quando a série foi lançada, a coisa ficou mais calma. Perceberam que nosso elenco é equilibrado."

    Ele tenta esboçar resposta para explicar por que super-heróis estão tão em alta no cinema e na televisão.

    "Eles são arquétipos. Nosso interesse por figuras com superpoderes recua às cavernas", diz o ator londrino que também deu vida a Loras Tyrell, o cavaleiro gay de "Game of Thrones", da HBO.

    Super-heróis não dão mesmo sinais de aposentadoria. Ao menos, não para os da Marvel, por trás de "Defensores", "Vingadores" e afins, que tem títulos agendados para além de 2019. No cinema, eles são campeões de bilheteria. No streaming, uma incógnita; a Netflix não divulga dados de audiência.

    CONHEÇA A TRUPE

    Myles Aronowitz/Netflix
    Colby Minifie, Krysten Ritter in the Netflix original series "Marvel's Jessica Jones". Photo Credit: Myles Aronowitz/Netflix ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

    JESSICA JONES
    A ex-super-heroína interpretada por Krysten Ritter corre atrás de casos sobrenaturais e enfrenta um estresse pós-traumático. A segunda temporada está prevista para 2018

    Divulgação
    Marvel's Luke Cage série Netflix Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

    LUKE CAGE
    O herói de pele impenetrável vivido por Mike Colter combate gângsteres numa série que remete ao clima dos filmes de "blaxploitation". A segunda temporada estreia em 2018

    Myles Aronowitz/Divulgação
    Finn Jones (à esq.) é o protagonista Danny Rand, que some após desastre e é treinado para dominar o 'punho de ferro'"Punho de Ferro", série da Netflix

    PUNHO DE FERRO
    Finn Jones faz esse super-herói versado em artes marciais e de soco poderoso que sobrevive a um acidente. Sua segunda temporada fica pronta em 2019

    Divulgação
    Cena da segunda temporada de 'Demolidor'. CRÃDITO: Divulgação ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

    DEMOLIDOR
    Pioneira da Marvel na Netflix, trata de um advogado cego (Charlie Cox) com habilidades sobre-humanas. A terceira temporada vai ao ar em 2018

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024