• Ilustrada

    Tuesday, 07-May-2024 05:19:21 -03

    Crise freia demanda por obras caras e deve ampliar vendas da SP-Arte/Foto

    SILAS MARTÍ
    DE SÃO PAULO

    23/08/2017 02h35

    Um efeito colateral da recessão econômica se manifesta nesta semana na feira SP-Arte/Foto. Enquanto a demanda por obras mais caras despenca na crise, o interesse por fotografia -mais barata que pinturas ou esculturas- parece estar em alta, alavancando também seus preços.

    "Há uma percepção de valor maior da fotografia", diz Lucas Cimino, da galeria Zipper. "Temos reajustado preços dos fotógrafos porque as pessoas estão dispostas a pagar mais por esses trabalhos."

    Na cobertura do shopping JK Iguatemi, 32 galerias vão testar agora essa realidade, vendendo obras que vão de R$ 2.000 a quase R$ 200 mil.

    Divulgação
    Obra de Cinthia Marcelle levada pela galeria Vermelho à feira SP-Arte/Foto
    Obra de Cinthia Marcelle levada pela galeria Vermelho à feira SP-Arte/Foto

    Entre elas, estão peças de nomes em fases fortes de suas carreiras, como Cinthia Marcelle, que representa o país na atual Bienal de Veneza, André Penteado, aclamado pela crítica depois de uma série de mostras recentes, e mestres do passado, como Geraldo de Barros e Thomaz Farkas.

    Em alta, na visão de Fernanda Feitosa, diretora do evento, estão alguns desses clássicos da fotografia moderna, com preços turbinados depois que grandes museus como o MoMA, em Nova York, e a Tate, em Londres, vêm comprando essas peças, além de uma demanda crescente por trabalhos fotojornalísticos.

    "Tem um interesse sobre como fotografar a realidade atual, as guerras, os deslocamentos humanos, a violência urbana", diz Feitosa. "Isso parece começar a despontar."

    Nesse sentido, artistas mais jovens, ainda em ascensão, levam vantagem num mercado que busca novos colecionadores, já que seus preços, mesmo que em alta, foram até agora segurados pela crise e não chegaram aos níveis estratosféricos dos grandes mestres.

    "Tem alguns pontos fora da curva", diz Myra Babenco, da Raquel Arnaud. "Mas a fotografia tem a mesma intensidade hoje que qualquer obra."

    SP-ARTE/FOTO
    QUANDO abre nesta quarta (23), para convidados; de qui. (24) a sáb. (26), das 14h às 21h; dom. (27), 14h às 20h
    ONDE shopping JK Iguatemi, av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2.041; sp-arte.com/foto
    QUANTO grátis

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024